domingo, 7 de janeiro de 2007

Lobo do Mar


A propósito da leitura de uns textos em blogues amigos, sobre as fantasias profissionais de infância, gostaria de revelar alguns dos meus desejos da época. Sonhei com diversas ocupações até ao início da vida adulta, mas recordo-me claramente da minha favorita - Oficial da marinha mercante.
Na escola primária, era muito amigo de uns gémeos, cujo pai era comandante de um petroleiro e ficava fascinado com as histórias que me contavam. Mais tarde, apaixonei-me pela época dos Descobrimentos portugueses, pelos livros de piratas e aprofundei o meu fascínio pelo mar, eterno palco de aventuras e perigos diversos. Considerava que ser marinheiro me iria oferecer muitas possiblidades de aventura, tinha aquele imaginário romântico dos longos meses passados no mar, a perda da noção de tempo e viver num mundo sem fronteiras. Um navio era para mim um universo, onde se confrontavam diversas personagens. Lia e relia vezes sem conta vários romances que tinham o mar como pano de fundo.
Uns anos depois, desviei-me desta vocação profissional por diversos motivos. Descobri que o ofício mais romântico que existe requeria uma forte formação matemática que sempre odiei e apercebi-me que o declínio da frota mercantil portuguesa não me iria oferecer um grande futuro. Percorri trilhos completamente opostos e o mar tornou-se unicamente um companheiro de lazer e confidente nos períodos de melancolia. Apenas resistiu o meu espírito aventureiro, mas isso vocês já devem ter percebido.
E quais foram os vossos sonhos de infância? Dou os meus parabéns a todos que os conseguiram concretizar. Ninguém é verdadeiramente feliz quando retira o seu sustento de uma actividade de que não gosta. Um dia destes ainda me dá um ataque de nostalgia e elaboro uma candidatura tardia à Escola Náutica Infante D.Henrique!
Agora gostaria de lançar este desafio às seguintes BlogAmigas, que por sua vez terão que desafiar mais três amigos. Não sou grande entusiasta de "correntes" bloguísticas, mas esta até tem a sua piada.

- Maria

- Rita Batata Frita

- Sofia

32 comentários:

Maria Carvalho disse...

Obrigada pelas palavras lá no meu eco! Curiosamente conheço alguém que é Comandante da marinha mercante! Coincidências!

Maríita disse...

Prometo responder lá no meu cantinho amanhã que terei mais tempo. Mas os meus sonhos eram menos românticos que os teus...

Beijinhos

Sofia disse...

Adorei o desafio. Mas vou logo avisando ... a resposta será lonnnnnnnga !!
Abraços e bom domingo,

sem-comentarios disse...

Os sonhos de infancia ficaram por se realizar :)
a nivel profissional não estou mt longe do que eu desejei ...mesmo assim, há mts que ficaram pelo o caminho :)

bj*

Miguel disse...

Eu queria ser Bombeiro ...!

Na maioria dos casos, o sonho infantil nunca bate certo com a realidade adulta!

Um BOM FDS!
Um abraço da Matilde e Cª!

TONY, Duque do Mucifal disse...

eu queria ser muita coisa...agora já abrandei nos desejos! a ultimo dos quais pretendia ser um reputado Relações Públicas. Ahe jogador da bola, e desportista e politico e...mais ...e...
Enfim, quando somos miudos desenvolvemos sonhos que acabam por nao se realizar!

Lua disse...

Eu queria ser veterinária mas as operações e o sangue no geral fazem-me muita confusao, além disso há bicharocos que não suporto, sei lá o que me iria calhar na rifa. Assim trabalho com números e as operações são mais simples :)

Paulo Cunha Porto disse...

Vou começar a chamar-Lhe Capitão-mor Haddock, ai se vou!
Abraço.

DIV de divertida disse...

Há quem diga que nunca é tarde...!

Capitão-Mor disse...

Viva o Atlético! Hoje deve haver festa rija lá para os lados de Alcântara! :)
Apeteceu-me!!!!

Rubi disse...

Felizmente concretizei o meu sonho de infância. Ou melhor, o de infância mesmo era ser bailarina, mas lá para os 10-12 anos imaginava-me um dia nos media e queria viajar pelo mundo. Devagar, devagarinho estou a consegui-lo :)

Abraço

Teresa disse...

meu capitão:
1º - essa de grito de glória a favor do atlântico, não achei muita piada!
2º - finalmente alguém o nomeou para partilhar aquilo que já tinha comentado na pedreira. já mais pensei que esta corrente fosse por aí fora!
beijinhos e uma boa semana!

Maria disse...

E viva o Atlético, ah carago!

Passei numa rapidinha porque o tempo é pouco.
Prometo voltar um dia destes com mais tempo.
A saída do Lisboa Dakar foi logo muito cedinho, e houve muito nevoeio pelo sul abaixo...

Fica bem

Moinante disse...

Um tuga em terras de Vera Cruz deve , ser fixe .
Abraços .
Posso linkar ?
Confirma no meu se faz favor .

Lara disse...

Todos temos sonhos em pequenos... raramente se realizam.

No meu caso até tirei um curso que não exerço e fui para uma area totalmente diferente.

enfim...

beijossssss

Anónimo disse...

Consegui realizar o sonho de infância. Mas falta pouco para concretizar outro :)

Beijos e abraços

Anónimo disse...

Ou seja... Acertei em cheio no primeiro livro que te ofereci! Lembras-te? :))

Agora a sério, é do domínio público o fascínio que sempre tive pelo meu avô materno, e que grande parte do mesmo, decorre do facto de ter sido Oficial da Marinha Mercante.
Não é quantificável o que se aprende a ouvir as histórias que os avós nos contam. Sobretudo, quando essas mesmas histórias nos falam de terras distantes, e de realidades diferentes das que vivemos na infância, quando ainda nem acesso a livros temos.
Não me querendo desviar muito mais do "main subject" do "post" sobre os sonhos da nossa infância, quero só acrescentar que o meu sonho de adulta, é regressar à sala dos meus avós, e sentar-me bem juntinho deles a ver as fotografias das suas viagens intermináveis, e a olhar (qual burra a diante de um palácio) para os infinitos diários de bordo, para as cartas escritas em papel timbrado dos Paquetes da Companhia Nacional de Navegação!
Beijinho.

Sandra Neves disse...

Acho que todos temos sonhos quando somos miúdos... alguns passam, outros quem sabe se um destes dias ainda não os concretizaremos... até morrer, tudo é possível, ora!

LoiS disse...

Essa matemática deu cabo dos sonhos de muita gente !

Os meus nem os revelo...tb não fui desafiado lol

Abraços

Carocha disse...

Bem... eu queria ser mergulhadora ou astronauta lol Ok, já estive para fazer um curso de mergulho (não está fora de questão). Quanto ao resto... bem... parece-me um pouco mais complexo.
Gostei muito deste post, tb eu viajei :)))

Anónimo disse...

Quando adolescente dizia que nunca casaria com um médico nem com um oficial da marinha mercante.
Era muito ciumenta, pensava eu.
Beijinhos

Belinha Fernandes disse...

Olá Capitão!Eu acho que até tenho um post sobre isso, não tenho a certeza!:-)Primeiro quis ser veterinária, alturas do ciclo preparatório. Depois disso não me lembro de ter querido ser mais nada e o meu percurso académico terá sido desastroso exactamente porque não correspondeu a nenhuma vontade minimamente concreta. Fugi das ciências para as letras por causa da matemática e daí foi escolher o que parecia melhor.Já na faculdade descobri o que queria ser: seguir Belas-Artes, ser designer de comunicação.Mas não tive determinação para voltar atrás e sempre pensei que depoisde formada e a trabalhar poderia tirar outro curso.Mas as coisas não correram assim. Deixei a advocacia e fui para a área da intervenção comunitária e social.Onde ainda estou, mas mais fora do que dentro, e a desejar relançar-me naquilo que gosto mesmo, mesmo de fazer:design de comunicação, ilustração, tudo quanto tenha a ver com criação visual.Pode-se dizer que andei aos tombos e ao acaso.Mas esta é a minha vocação, sempre foi.E quando era criança e me elogiavam o jeitinho para o desnho foi pena não haver ninguém que me tivésse conduzido mais por aí.Mas nessa altura pai nenhum queria uma filha pintora!!Era quase tão mau como ser hoje toxicodependente,rsrsrsrsrr!Quando vejo aquelas entrevistas ao pessoal sobre o que fazia se lhes saísse o Totoloto imagino-me a responder e era certeiro: ia para o estrangeiro fazer o curso de comunicação visual que nunca fiz, poiscontinuo necessitada de uma base teórica e técnica, apesar de muito esforço autodidacta...

Belinha Fernandes disse...

HA!E ia para o estrangeiro não por snobismo mas porque existem cursos com menos carga horária e em formatos mais flexíveis do que por cá onde só temos licenciaturas e mestrados e nada de intermédio...

Moinante disse...

Capitão-Mor : Venho agradecer a visita . De facto nutro uma simpatia pela Monarquia , mas ambos sabemos que isso nos dias de hoje é uma utopia ... Todavia , não deixo de o referir , embora como simples simbolismo .

Cris_do_Brasil disse...

oi meu querido... quanto tempo, desde 2006!!!! hehehe Feliz ano pra tu visse!
Entao vc queria ter trabalhado na marinha? Acho super sacrificante essa profissao, mas com seu lado romântico também, como vc disse, naqueles romances em alto-mar...
Eu sonhava ser cantora quando era pequena, cantava e cantava pra todos os cantos... hoje o máximo que encaro é um karaokê, e olha lá! Nada que depois de algumas tequilas eu nao cante!! hehehe

Beijinhos

Anónimo disse...

Só registrando meu endereco correto de hospedar meu Blog é esse!

Sofia disse...

Capitão,
A resposta já está dada. Como ficou grande, dividi em duas partes :)
Abraços,

AnadoCastelo disse...

Tenho de me tornar sócia do Atlético, os tipos merecem. Além disso são da minha zona onde nasci e cresci.
Não há criança que não tenha o seu sonho de ser qualquer coisa. Agora concretizá-lo é que é mais complicado.
Bj

francisco disse...

olaaaaa, nao pude deixar de reparar no seu comentario..


eu estou a estudar para ser oficial da marinha mercante, por influencia familiar e nao so visto a minha familia ser quase na totalidade de maritimos em navio de transporte de graneis liquidos.
o mar sempre foi algo mais forte doque aquilo que posso controlar em mim, e aqui estou.
infelizmente nao o posso dizer da maioria das pessoas que veem para este curso pois veem à paraquedista e pronto....

nao nso precebem.....

espero que aidna esteja em tempo pa seguir o seu sonho..


abraço

Francisco Nunes
baby_shark_@hotmail.com

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr