segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

O que é preciso para se ser famoso em Portugal?


Basta um flash para lhes tirar os pés do chão. O nome pronunciado de fugida no programa da manhã ou estampado a cores vivas nas revistas faz-lhes o dia valer a pena. São famosos por serem famosos. Querem a fama e o proveito e há sempre quem que lhes ampare o jogo. Eles são tantos que apetece perguntar: qualquer um pode ser famoso em Portugal?

Com a receita certa, há quem diga que sim. Abel Dias, colunista social, mexe cordelinhos há mais de três décadas. "Fabriquei muitos famosos", diz sem pejo. Com uma fotografia à beira da piscina, uma legenda numa festa, uma referência a propósito de nada, transforma anónimos em personagens. "É a insistência que os faz." Se são fotografados aqui e ali, começam a fazer parte do cenário. Quando Abel chega a uma festa e fotografa um casal de desconhecidos, "os mais novos perguntam logo quem são e se devem fotografá-los".

Parece fácil. E é: "Um dia cheguei ao Algarve, não tinha ninguém para fotografar, estava a trabalhar para a Caras, fui ter com um rapaz e uma rapariga que estavam a apanhar banhos de sol, perguntei-lhes o nome. Tinham um nome de família, a Caras gosta de nomes de família, eles eram giros e novos. Fizeram uma página. A revista começou a segui-los, esteve no casamento e na lua-de-mel. Ganharam notoriedade e hoje ela é disputada a peso de ouro como relações públicas de discotecas."

O que eles ganham com isto?

Borlas. À cabeça, férias pagas, um lugar melhor no teatro, um bilhete para a ópera, jantares, relógios, carros emprestados, vestidos de criadores à medida. Depois, quando trabalham, podem ver os seus cachets serem aumentados. "O romance da Merche com o Cristiano Ronaldo, por exemplo, catapultou a carreira de modelo e apresentadora de televisão dela, passou a ser uma presença mais grata em desfiles e discotecas", afirma Abel Dias.

Mas não podem cruzar os braços, avisa. "É preciso fazerem manutenção, começarem a girar por eles próprios, aceitarem os convites para as festas, abdicarem de alguma privacidade." Nessa altura, um romance proibido, uma doença superada, um filho sem pai certo são a cereja em cima do bolo. Um bolo mastigado pelas revistas cor-de-rosa para satisfazer os apetites dos leitores.

É por isso que a primeira pergunta que Luísa Jeremias coloca quando pensa a TV7dias da semana é: "O que faz vibrar o leitor?" A directora recusa a ideia de que as revistas e os jornais fazem famosos. E acredita que Portugal se "limitou a fazer o que outros países já faziam". Que era? Fazer aparecer pessoas de quem toda a gente fala, não pela carreira, mas pelo que comem, pelo que vestem, pelas festas a que vão. Figuras que, parecendo perseguidas pela fama, a perseguem.

Nelas, "que procuram a fama como um fim em si podemos reconhecer-lhes ambição, frustração, narcisismo e necessidade de reconhecimento e aceitação para além do que merecem pelo que fazem ou são, e evidentemente, um desejo comum de saírem do anonimato", analisa o psicólogo Marcelino Mota.

É este desejo que faz com que a sala de espera da agência de recrutamento de figurantes, actores e modelos Real Dream raramente esteja vazia. "Temos cinco mil pessoas em arquivo", conta Manuel Marujo. "Todas querem ser conhecidas." Manuel, que frequenta o meio desde a década de 80, também é rápido no gatilho: "Constrói-se um famoso num segundo."

Quanto tempo se leva a destruí-lo? "Até hoje não me deu jeito destruir pessoas", diz Abel Dias. "Uma hora de avião e acabou-se Portugal! Somos muito pequenos para isso." De resto, com o tempo, as coisas mudam. E os que vendem revistas hoje, podem sempre acabar como capas esquecidas nas salas de espera dos dentistas, nos cabeleireiros, no lixo.

Artigo de opinião de Ângela Marques in DNonline (14/01/2007)

26 comentários:

Maríita disse...

O que eu estranho é que essas pessoas não têm, na maioria dos casos nada que as recomende, não sabem falar, pensar, discutir ou argumentar. Por outro lado, a perda de privacidade é algo verdadeiramente assustador. Não poder ir à rua sem ser reconhecido e virem as velhinhas todas na rua darem os parabéns porque acham que tens um romance sabe Deus bem com quem, mais um inútil provavelmente, e nisto tudo, giram milhares de euros, revistas que falam de gentalha que não vale nada.

Anónimo disse...

A mim o que me impressionaé o porquê de tudo isso.
O que é isso de famoso? de que serve aparecer nas revistas? a trabalheira que dá "manterm-se" lá.
Mas depois...há pessoas que vivem do dinheiro que ganham para aparecer na festa A, B, ou C. E as festas precisam dessas pessoas para serem colunáveis... Um círculo vicioso.
Beijinhos.

Rita disse...

em portugal é facil ser-se famoso, ate pq n ha nd q venda mais do q isso!!!

Belinha Fernandes disse...

Ó Capitão,ó Capitão, eu preciso das revistas para recortar, pá!Se não fossem essas personagens, como é que eu mantinha o Papelustro?!

Sofia disse...

É isto tudo e não só. O marketing pessoal se transformou em "mais valia" mesmo para aquelas pessoas que têm alguma profissão. Exemplos não me faltam e a imprensa os adora !!
Abraços,

Rubi disse...

Pois. E a quantidade de, por exemplo, grupos musicais brasileiros sem qualidade nenhuma, que não têm sucesso no Brasil, e que abrem programas de televisão nas manhãs de Portugal? Chegam a Portugal e são famosos...O que não devem pensar de nós os brasileitos!!!

sem-comentarios disse...

Mas, não é só em Portugal.
Basta abrir um canal de tv de Espanha ou uma revista de dita cor-de-rosa, americana .
A mania de dizerem que é em Portugal tudo de mal acontece !

Capitão-Mor disse...

Maria:
De facto os custos da celebridade são um pouco embraçosos. De qualquer modo, não me importaria de ser reconhecido na rua se fosse por algum mérito profissional ou artístico ao invés de futilidades.

Marta:
È um facto que este é um mundo que funciona sob o efeito de bola de neve e existem "investimentos" de várias partes interessadas.

Rita:
È fácil!? Porra,porque é que ainda não somos famosos!? :)

Belinha:
Ops! Esqueci-me desse pormenor...

Sofia:
Claro que todos nós temos que fazer um certo tipo de marketing pessoal. Por vezes é mais importante parecer do que ser.

Rubina:
Isso está-me a dar umas certas ideias...Estou a pensar em fazer-me passar por fadista ou um renomado membro da aristocracia europeia! :)

Sem-Comentários:
Infelizmente isto acontece em qualquer país e podia dar-te bastantes exemplos. Realmente, em Espanha a situação é caótica com aqueles programas diários que devassam a vida dos famosos.

Devo acrescentar ainda, que sempre existiu e sempre existirá um jet-set que animará as páginas da imprensa cor-de-rosa que também direito à sua existência. Apenas critico o facto, que em Portugal existe uma certa confusão de conceitos. Basta uma pessoa participar num "reality-show" para se tornar um VIP.

AnadoCastelo disse...

Pois é eu conheci algumas que se tornavam lapas aos verdadeiros famosos só para aparecerem numa revista. Até se tornavam chatas. E eu pensava como é que é possível chegar-se a fazer um papel destes só para aparecer nas revistas. Mas o ser humano é mt difícil de compreender.
Bjs

TONY, Duque do Mucifal disse...

eu vivo bem sem essa sociedade das novas gentes e das caras...têm a importânica que têm. nunca solicitei o quer que fosse. mas é assustador a quantidade de revistas que existem e trabalham esse segemento. enfim...ver que a dona lilli também já foi entertainer da TV...
gostei do pormenor nome de familia...há aqueles que nao tem nome de familia mas querem a toda a força soar a tal...

Carocha disse...

Vidas vazias, despojadas de alma.. :) Vidas de água oxigenada! Estranho mundo este de aparências, de botox's, de silicone... arghhh! O que é isso do jet-set?

TONY, Duque do Mucifal disse...

amigo, podias era ter escolhido uma foto melhor da lili. até parece de proposito!

Capitão-Mor disse...

Tony:
A foto foi propositada! :)

Lua disse...

Acho simplesmente ridiculo o que se faz neste país para se sair numa revista e se andar nas "bocas do mundo". Não importa que seja pelas piores razões o que interessa é ser falado.
Triste!

bjs

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Pamela Raymond disse...

Olá amigos!!! Meu nome é Maravilhosa Jennifer quer testemunhar o bom Emprestador de Empréstimos que me mostrou luz depois de ter sido enganado por 2 credores internacionais diferentes da Internet, todos prometem me emprestar depois de me fazer pagar muitas taxas que não rendem nada e não valeram nada resultado positivo. perdi meu dinheiro duro e ganhei um total de 6.000 USD. Um dia, enquanto eu estava navegando na Internet, parecendo frustrado quando me deparei com uma testemunha que também foi enganada e acabou sendo vinculada a uma empresa de empréstimo legítima chamada Provisão Global
Empresa e e-mail:globalprovissioncompany@gmail.com