quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Uma portuga em apuros na China


Toda a escrita de viagem é um equívoco, como afirmou Scott Fitzzerald; junte-se o facto de o espaço que se tem debaixo dos pés — que se sente, cheira e vê — estar desorbitado da realidade e dá este livro.

Começa com uma instrução: a China aqui retratada resulta numa diluição da repulsa com a adoração acrítica. Uma e outra reacção têm representantes associáveis: de um lado, os sinófobos, que gritam através da inscrição na T-shirt "I survived China!"; do outro, os tomados por uma espécie de "chinesite aguda", os que se querem comportar como orientais e vêem em cada chinês um descendente directo de Confúcio. No meio, está uma categoria angustiada: os sinólogos, para quem a China é um objecto formal, e que caíram na tentação de ir visitar a China real.
Mas apesar dessa mistura anunciada de extremos, não se dá a garantia de que a China que está dentro destas páginas seja a China verdadeira. Não é uma suspeita — já sabemos — é uma porta de entrada no livro, que já está no título: como ver/compreender o Dragão quando se está mesmo em cima dele? E, afinal, um Dragão imenso e fogoso, de delicado papel ondulante que se desvanece num fósforo. A China é — tem que ser — do princípio ao fim do livro, um sonho.

Esta obra não é um relato de viagem, nem um roteiro, nem um tratado etnográfico, talvez até nem seja especialmente relevante para quem vai visitar a China-destino turístico. É de certeza de muito interesse para quem vai viver para a China e deslocar-se dentro dela. Cláudia Ribeiro frequentou o curso livre de chinês, durante a licenciatura em Portugal, e foi estudante-bolseira em Pequim de 1987 a 1991 (com retorno pontual em 97). O livro é sobre isso: uma estada de anos e viagens de léguas e léguas.
O lapso temporal onde se inscrevem as acções e visões invocadas (usa-se recorrentemente o Pretérito Imperferito — que projecta as acções para o passado, mas que também as toca de irrealidade) é visado sob o tópico da mudança. É esse tópico que serve de delimitação do corpo do texto, feita através da nota-sugestão inicial e final, sobre Tiananmen: no início, a referência ao massacre e ao modo como ele rapidamente se apagou da memória colectiva; no fim, uma imagem, a da Praça cheia de gente descontraída e vestida à ocidental, e um sentimento só, o de que a China está a mexer.

O corpo do texto está organizado em duas partes: uma primeira, a abranger os quatro primeiros capítulos, que podia receber um título geral do tipo "Introdução ao dia-a-dia chinês"; e uma segunda constituída pelo 5º capítulo, que se subdivide em vários subcapítulos, intitulada mesmo — "Registos de viagens". Entre uma e outra há um ponto de viragem (prevista) de perspectivação da China.
A primeira parte arranca com um retrato colectivo dos filhos do dragão através de encadeamentos de conclusões tiradas a partir de percalços vividos ou ouvidos, em fuga à pura listagem de traços e hábitos do povo chinês: a elevada auto-estima, a explícita e escrupulosa hierarquia social baseada no dinheiro, o patriotismo atávico, a burocracia demente, as guanxi (cunhas — como é fácil traduzir para português!), a grosseria dos funcionários públicos (idem), os critérios torcidos para escolher parceiro, os gostos mórbidos, as escarradelas e assoadelas, a falta de higiene geral, a ressaca controversa com Mao e a adoração unânime de Zhou, a miséria atroz. Assim, sem mais, o retrato parece que sairá feio. Há porém na sua elaboração já uma boa dose de condescendência e relativização, que tomam assento mais demorado nos comentários e avaliações, mas que estão sempre presentes na construção dos episódios e situações absurdas e risíveis — sem desdém, a obrigar-nos a olhar para as nossas próprias (ocidentais e portuguesas) ridicularias e desaires.
Segue-se o olhar em espelho, o dos chineses em relação aos ocidentais e ao mundo exterior. A metodologia é a mesma: o registo da experiência própria ou da de outros estudantes ocidentais. Desta vez, bastou, em muitos casos, a captação passiva de conversas entre chineses que não suspeitam que a autora sabe falar chinês — donde saem situações mirabolantes. Quanto ao mundo exterior, ele aparece acentuadamente desnivelado entre os países pobres (de leste e ex-comunistas) e o "Belo País", ou seja, os EUA, a fazer jus ao adágio "enriquecer é glorioso".

O capítulo seguinte reparte-se por itens de uma enciclopédia vivida — as casas de banho, os comboios (o item que causa a sensação mais aguda de desespero), os espectáculos, a saúde, o comércio, o crime, o canibalismo, e curiosidades avulsas da presença de Portugal na China.
Antes de passar às crónicas de viagem, ainda um capítulo dedicado apenas a Pequim — o ancoradouro de todas as viagens, a China-China (por oposição a Xangai ou Cantão). O ritmo discursivo abranda e começam as descrições.
Um excelente livro que retrata a vida de uma portuguesa na China. Eu gostaria de ver mais testemunhos escritos das experiência vividas por portugueses residentes no estrangeiro, tanto em livro como via blogosfera. No que me diz respeito, tenho tentado de forma regular, fornecer alguma informação sobre o Nordeste brasileiro e durante este ano conto publicar algumas reflexões mais pessoais sobre mais de dois anos de vida nos trópicos.

No Dorso do Dragão - Cláudia Ribeiro; Publicações Europa-América

11 comentários:

Belinha Fernandes disse...

Conseguiste interessar-me por esse livro. Vi há pouco um documentário sobre a China e o esforço que estão a fazer por causa dos jogos olímpicos. Os estádios têm uma arquitectura fantástica. A par da modernidade perseguida a todo o custo, do grande salto em frente que ambicionam, mostraram o modo de vida ruralíssimo da maior parte dos habitantes, as eleições semi-democráticas de que não há tradição,completamente atípicas-as pessoas a conversarem umas com as outras no momento do voto, a fazerem campanha até à última!!-e as contradições inerentes a um país que quer retirar do comunismo e agora também do capitalismo os maiores dividendos...Intrigante, mas a verdade é que eles são imensos e se conseguirem crescer economicamente, e isso vai acontecer, poderão vir a tornar-se uma potência.O meu cunhado é chinês...

Belinha Fernandes disse...

Ah, ainda em relação ao vinil: é apenas impressão minha ou os discos de vinil tinham um cheirinho particular quando os tirávamos a primeira vez?!!O diabo dos CD são completamente inodoros...

Paulo Cunha Porto disse...

Meu Caro Capitão-Mor:
Apesar de a China me fascinar, histórica e culturalmente falando, sempre evitei lá ir pelasclivagens de privacidade e higiénicas que mencionou e que tornarão o livro interessante.
Recomendo-Lhe outro, em troca: «AS VELAS ARDEM ATÉ AO FIM», de Sandor Marai. não só pelo elevado nível narrativo de uma história mobilizante, como porque, a propósito de uma das personagens - que não a principal - se fala na influência marcante que os Trópicos deixam sobre quem para lá migrou.
Abraço.

Maríita disse...

A China reveste para mim um mistério que nenhum outro país consegue alcançar. São várias as pessoas que conheço que estiveram por longos períodos na China e são todas unanimes em dizerem que é um grande país, mas que o povo é, regra geral, muito difícil.

Beijinhos

Anónimo disse...

Obrigada pela sua análise cuidada. Sou a autora. Que a sua experiência do Brasil seja pelo menos tão enriquecedora pessoalmente como foi a minha da China!

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Unknown disse...

Bom-dia
Esta mensagem dirige-se à vocês que estão numa necessidade urgente e sobretudo séria de pedido de empréstimo assim:
Tem necessidade de fazer um empréstimo, Particular, a França, o Canadá, a Bélgica, Portugueses, Italiano, Franceses, dinamarqueses e
não importa ou no mundo inteiro pomos à vossa disposição um empréstimo
partir de 5000 Euros a 2.500.000 Euros à condições muito simples fazemos também
investimentos e empréstimos entre particular de todas as espécies .nous
ofereçam créditos curto, médio e longo termo. Ignoramos vossos
usos e as nossas transferências são assegurados por um banco para a segurança
transação à qualquer pessoa capaz de reembolsá-lo com interesse à taxa de 3% para qualquer pessoa interessar escrever-me
Com efeito, decidi fazer esta atividade a fim de permitir à qualquer pessoa na necessidade de beneficiar de empréstimo que vai de 5000 Euros tenho 2.500.000 Euros sob uma duração de 5 à 30 anos de acordo com o montante pedido com uma taxa de interesse anual fixa muito interessante de 3% por todos os montantes pedidos. Para todos os que desejam fazer face aos problemas financeiros atuais, deixo-vos abaixo os contactos a fim de obter mais informações sobre as condições para a obtenção de empréstimo. Queiram contactar-me por email : xavierzjoel@hotmail.fr

Adan Armando disse...

Eu recebi um empréstimo de um emprestador excepcional, honesto e sério
Eu juro em nome de Deus, é graças a ele que eu tinha o meu empréstimo de 85.000 € que fiquei tão surpreso que eu não poderia sequer imaginar que ainda existem credores honestos pela Internet. minhas custas pagar aquele que o banco dele antes de tomar o empréstimo pelo correio
razão por que eu decidir fazer meu testemunho pelo que ele
Se você está precisando de empréstimo n por favor contato por e-mail : mariajenifer907@gmail.com