quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Vikings do Nordeste


Nas minhas recentes incursões pelo litoral sul do Rio Grande do Norte, tenho verificado o que existe um número crescente de noruegueses que se tem fixado nesta região. Longe vão os tempos das incursões e pilhagens vikings. Actualmente, estes nórdicos buscam a tranquilidade e as temperaturas quentes dos trópicos e vão provocando uma crescente especulação imobiliária nestas paragens.
Este fenómeno não me surpreende. Os noruegueses, como todos os outros nórdicos, revelam uma total ausência de pompa e circunstância em público. A falta de pretensão é acompanhada por uma boa educação natural. Então, não me espanta a sua fácil integração num país tão diferente daquele de onde vieram. Além disso, o exercício ao ar livre domina as mentes dos noruegueses médios. Consegue simultaneamente fazê-los provar o que valem e permite-lhes desfrutar da natureza que adoram. Chamam-lhe "complexo de Nansen". Quando se é mais velho, com uma reforma choruda e menos dinâmico mas norueguês, é sempre possível procurar países com clima agradável e desfrutar dos bons ares.
Contudo, não deixa de ser divertido avistar um sem número de indivíduos altos, desengonçados, loiros e de pele avermelhada a deambular pelas praias em claro contraste com a população local.

6 comentários:

Evelyne Furtado. disse...

Eles já fazem parte da paisagem local e não só nas praias, os shoppings estão cheios. O mais engraçado é que a gente se acostuma.
Só não tive coragem de perguntar pq não usam bloqueador solar como todo mundo.

Zé Povinho disse...

Que pena não ter-mos por cá um nível de reformas que nos permita fazer algo parecido.
Abraço do Zé

Carla disse...

quando estive aí notei essa "invasão" nórdica nas praias de Natal...felizes os que têm um poder de compra que lhes permite escolher onde querem estar!
bom fim de semana capitão

Rubi disse...

Optimo para o Brasiu, gente endinheirada a gastar :)

Teresa Durães disse...

foram invadidos...

Anónimo disse...

gostei do texto.
Eles parecem que tem um memso rosto..rss
boa semana