sexta-feira, 30 de maio de 2008

Uma Portuga em Apuros


A Polícia Federal prendeu esta semana, no aeroporto de Natal, a portuguesa Íris Maria Tavares Montez da Silva, 35 anos, quando ela tentava embarcar para Portugal levando na bagagem 4,5 quilos de cocaína pura. A acusada disse que foi contratada no seu país para vir a Natal buscar a droga. Esta foi a sétima apreensão de cocaína ocorrida este ano no aeroporto. Nessas ações, a PF apreendeu 25 quilos da droga.
A apreensão ocorreu três dias depois da interceptação de um carregamento de 7,7 quilos no mesmo aeroporto. Os 4,5 quilos representam a segunda maior apreensão do ano. Segundo a PF, a portuguesa reside no Estoril e estava na área de embarque do aeroporto quando foi alvo da fiscalização de rotina.

A droga estava condicionada em sacos plásticos costurados no forro das duas malas da passageira. Ela foi levada à Superintendência da PF, em Lagoa Nova, e lá contou em depoimento que estava em Natal desde o dia 17, hospedada num hotel na Via Costeira. A acusada disse ainda que foi contratada no seu país por uma pessoa que ela não sabe o nome. Essa “pessoa” pagou todas as despesas da viagem. Em Natal, ela recebeu as malas de dois rapazes, ambos brasileiros, que lhe fizeram a recepção na cidade e até a reserva no hotel. Esses rapazes entregaram as malas já “prontas” com o entorpecente camuflado e,a agora, são alvo de uma investigação para tentar identificá-los.
As recentes apreensões, segundo um investigador da polícia, não querem dizer que Natal faz parte de uma rota regular de drogas para a Europa. “Os traficantes usam vários caminhos. Quando a polícia aperta o cerco numa cidade, eles vão para outra. Não quer dizer que a droga passa constantemente por um local. Isso acontece aqui, em Recife, Fortaleza, Salvador, em fim, nas capitais que tem vôos para a Europa principalmente”, disse.
No último sábado, a PF realizou no Aeroporto Augusto Severo a maior apreensão de cocaína do ano. O romeno Silviu Cristian Sechel, preso na acção, tentava embarcar para Amsterdão via Lisboa, com 7,7 quilos da droga.

Sem comentários: