sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Brasil Contacto



Habitualmente acompanho as notícias de Portugal através da RTPinternacional, que gosto de complementar com a leitura de algumas edições electrónicas de alguns jornais e com a audição da TSF online. A programação é bastante razoável e durante a semana são apresentados diversos magazines que retratam as várias comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Todas as sextas-feiras, vai para o ar o Brasil Contacto. Um retrato da vida dos milhares de portugueses residentes no maior país da América do Sul, apresentado por João Alves. As reportagens incidem essencialmente nos emigrantes mais antigos que procuraram o Brasil, na primeira metade do século XX e que se estabeleceram essencialmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O fenómeno da emigração europeia no Nordeste brasileiro, é um fenómeno relativamente recente. Eu costumo dividir os europeus residentes em Natal em dois grupos distintos. Existem aqueles, que tal como eu, que cansados de uma vida na Europa algo desgastante, procuraram refazer a sua vida numa região ensolarada e com uma maior qualidade de vida. Logo a seguir, encontra-se um número bastante elevado de moradores sazonais que são sobretudo pessoas aposentadas que adquirem imóveis de férias e aproveitam para passar a temporada de Inverno nos trópicos.
Podem-se já encontrar grupos consideráveis de portugueses, italianos, espanhóis e nórdicos. No que diz respeito à comunidade portuguesa, é bastante dispersa e sem qualquer tipo de relacionamento ou associativismo. Dedicam-se essencialmente a negócios imobiliários, construção civil, turismo e comércio em geral. Dado o considerável número de cidadãos nacionais residentes e turistas que chegam todas as semanas, julgo que já se justificava a existência de um Consulado de Portugal na cidade de Natal. Qualquer assunto consular tem de ser tratado em Recife, que fica localizado a cerca de 300km daqui, tornando-se uma deslocação incómoda para resolver assuntos mais triviais.

6 comentários:

Sandra Neves disse...

Desvantagens do clima quente que procuraram... eheh... não podia ser só doces!!
Pede como desejo de fim de ano, quem sabe o Sócrates ouve.

Anónimo disse...

Querido Capitão
Não sei se a moda já pegou por aí, mas desadiei-o para contar 5 manias suas, pessoais e intransmissiveis. Passe por lá para ver se está a fim.
Beijinhos

Titá disse...

Que o Novo Ano vos traga ...
cor, calor, alegria, magia, energia, felicidade, simpatia, paz, saúde, amizade, amor, sentimentos, emoções, agitações, lágrimas e canções...tostões
Que cada dia de 2007 vos faça ...
sentir, sorrir, sonhar, imaginar , acreditar e Viver com toda a intensidade que merecem.
Aprendam, sintam, reagam, lutem pelo melhor,acreditem!
Que seja um Ano de...
paz, tolerância, compreensão, conforto, justiça e Amor
Que estes números mágicos... 2007 nos unam cada vez mais e intensifiquem a amizade que nos une e a cumplicidade que nos caracteriza. Sejam felizes e façam felizes alguém... todos os dias e por favor, cheguem ao fim do ano e digam: Caramba, Valeu a pena!!!!
Desejo-vos o melhor ano de sempre, durante o qual alcancem os vossos melhores e mais secretos sonhos e que realizem e concretizem os melhores objectivos.
Beijinhos
BOM ANO!!!!!!!

Sofia disse...

A sua reivindicação é mais do que justa, mas penso que para que seja aceita é essencial que os portugueses de Natal formem uma "comunidade" de fato, diminuindo a dispersão. Como dizemos por aqui, "uma andorinha sozinha não faz verão".
Abraços,

Anónimo disse...

Votos dum bom ano 2007 para ti e para os teus sao os votos dum rapaz aqui das ilhas, a meio do oceano.
Tudo de bom
eskape

Paulo Cunha Porto disse...

De um bisneto de um cônsul no Recife (embora da Argentina) o voto de que o nosso País encontre uma representação concernente aos particulares do Rio Grande do Norte com o Nível e a seriedade de preocupações do Grande Capitão-Mor.