sexta-feira, 20 de abril de 2007
Râguebi nos trópicos
A origem do râguebi no Brasil confunde-se com a história do futebol. Segundo registos oficiais, a modalidade começou a ser praticada, mesmo que de forma improvisada, no século XX, introduzido pelo estudante britânico Charles William Miller, o mesmo que difundiu a prática do futebol tradicional no país.
A preferência do brasileiro pelo futebol praticamente, "enterrou" o râguebi, que só voltou a ser jogado com mais frequência no Brasil, a partir de 1925, em São Paulo. A 20 de Dezembro de 1972, foi fundada a Associação Brasileira de Rugby. Mesmo com a institucionalização do desporto, o râguebi brasileiro sempre sofreu com a falta de patrocínios à semelhança do que acontece em Portugal.
Mesmo diante dos problemas, o desporto tem crescido gradualmente desde a criação da ABR, principalmente, nas universidades da região centro-sul do país. A temporada de râguebi no Brasil tem início em Abril e segue até Novembro com a realização de vários campeonatos estaduais, regionais e até nacionais. A modalidade é praticada oficialmente em dez estados do Brasil e espera conquistar novos adeptos na região Nordeste. A história do râguebi no Rio Grande do Norte, assim como a do Brasil, é recheada de contradições. Há relatos de jogos, já em 1920. Mas, só em 2005, a partir da iniciativa de um francês é que a modalidade voltou a ser praticado em Natal. Com saudadesdo desporto que praticava no seu país, o francês William Laborde (30 anos) resolveu apostar no desenvolvimento da modalidade no estado. Em Agosto de 2005, ele reuniu cinco amigos e começaram a jogar, tímidamente, na praia de Ponta Negra. Os novos praticantes foram chegando, graças à propaganda feita "boca a boca".
A 18 de Dezembro do mesmo ano, disputou-se a primeira partida oficial da equipa frente aos Tubarões de Recife, no campo do SEST/SENAT. O grupo foi aumentando com o passar do tempo e passaram a treinar num campo de areia num bairro da cidade. Em Abril de 2006, a Universidade Federal cedeu um dos seus campos relvados para os treinos trisemanais da equipa.
Os dois primeiros tempos, de 40m cada, é propriamente do jogo. Já o terceiro tempo é reservado para a confraternização entre os jogadores. È normal que um ou outro jogador saia mais aborrecido do campo por ter sofrido um choque mais forte. Por isso, é que no fianl do treino, o grupo vai até algum bar ou restaurante brindar e manter o espírito desportivo. Actualmente, o plantel do Rugby Potiguar é constituído por 33 jogadores. Uma interessante mescla internacional, com vinte e seis brasileiros, dois franceses, dois italianos, um português, um espanhol e um paraguaio. Vamos ver o que este ano de 2007 nos reserva...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Ora aqui está um desporto que não entendo e talvez por isso não aprecie.
Não conhecia o râguebi.
:)
Sempre me interessei por desporto e cheguei a experimentar só a título de curiosodade 2 ou 3 vezes rugby em França. É um jogo interessante embora tenha outras preferências.
O rugby deriva do football como o conhecemos hoje em dia.
No entanto, é muito frequente as pessoas confundirem rugby com football americano, que por sua vez deriva do rugby mas em forma de batalha campal, muito mais violento e agressivo.
Enfim, é sempre bom (re)lembrar essas modalidades :)
Raguebi é estranho!Costumava ver um pouco na TV,nunca assisti ao vivo em lado nenhum.
Pois é, Capitão, vou até ao Polo Sul.Inimaginável.Ainda falta muito tempo: recebi hoje um email da Austrália a dizerem-me que será em Fevereiro.Até lá vou dedicar-me a estudar um pouco sobre a Antartica e a planear os dias em Sydney.Ao contrário de outros países não sei nada sobre a ilha, nunca pensei lá ir. Quer dizer, sei o que é comum saber:deserto,Kylie Minogue, koalas, cangurus, emus, aborígenes, James Cook...Bom fim de semana!
Acho mais piadaao rãguebi do que ao futebbol mas tem uma explicação, na minha adolescancia tinha vários colegas e amigos que jogavam a modalidade. Uma das nossas distrações era ir assistir aos jogos. Mas olga, é extremamente violento, muitos ainda têm mazelas que ficaram daquela altura. Assisti a muita costela partida e rótula deslocada...
Por cá desporto continua a ser futebol, só com os resultados dele se conseguem abrir ainsa telejornais... o resto é tudo considerado desporto de 2ª :/ . Tá mal mas é assim.
beijinhso e bom fim de semana
Enviar um comentário