quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Pré-Produção

Desde o início deste blogue, tenho plena consciência que a minha escrita foge um pouco dos critérios que regem a própria blogosfera. Não se trata de um diário e evito ao máximo expôr os meus sentimentos mais íntimos. Acima de tudo, pretendo retratar a vida de um português no Brasil. Não o português de antigamente, das mercearias e padarias, que se ficou essencialmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Acredito que seja um digno representante da terceira fase de emigração para este país - caso não se recordem, existiu uma segunda fase pós-25 de Abril com motivações políticas - que procurou um novo modo de vida mais relaxado, novas experiências e algo receoso pelos actuais rumos do nosso país. Durante estes meses, tenho escrito sobre diversos aspectos culturais e turísticos do Nordeste brasileiro, assim como, vários apontamentos relacionados sobre os meus interesses extre-profissionais.
No entanto, existe uma rubrica que fez algum sucesso nesta página. Falo-vos das blogséries que iniciei no primeiro trimestre deste ano. Elaborei-as sem qualquer tipo de pretensão literária e confesso que me proporcionaram momentos bastante divertidos. Tudo teve início com "A Noitada", onde fiz a apresentação de um grupo de cinco amigos trintões que se foi tornando famoso ao longo do tempo. Nesse breve conto, descrevo as peripécias que qualquer um de nós já vivenciou na noite lisboeta. Seguiu-se "Férias em Natal", uma história mais longa que narrava as aventuras do quinteto por estas paragens. Durante esse período, a Tati brindou-nos com delicioso contraponto feminino dessa mesma história, estabelecendo-se uma saudável guerra dos sexos nos dois blogues.
Pouco antes da minha paragem em Junho, dei o mote para uma blogsérie interactiva que denominie de "9m 32s". Os episódios adquiriram contornos surpreendentes, mas creio que a sua parte final se tornou demasiadamente longa e aquém das expectativas iniciais.
Após esta retrospectiva, devo adiantar que pondero a escrita de uma nova produção blogosférica. Porém, estou indeciso em relação ao seu tema central. Sinto saudades das trapalhadas de Augusto Luís e Cª mas, por outro lado, tenho vontade de experimentar novos personagens e outro tipo de narrativa. Dado o prazer que a escrita alternada com a Tati me proporcionou, a elaboração de um conto a duas mãos também se afigura tentadora...
Visto que estou embrenhado num mar de indecisões, pretendo contar com a colaboração das vossas opiniões sobre o que escreverei no futuro. O que preferem? Mais uma aventura dos cinco comparsas ou a criação de novos personagens? Versão a uma mão, a duas ou interactiva?
Aguardarei os vossos palpites e prometo que em Dezembro, poderão contar com uma nova blogsérie neste espaço. Os mais esquecidos, poderão relembrar as três blogséries em versão compacta, acedendo ao marcador abaixo mencionado.

20 comentários:

AnadoCastelo disse...

Olá, nova blogosérie? Fixe! Que tal nova aventura dos cinco? É que escrito por várias pessoas é engraçado porque há sempre um suspense do que o vizinho vai escrever. Mas se optares por outra forma, fixe na mesma. Eu diverti-me imenso com a leitura.
Bjs

Anónimo disse...

Meu Querido


Deixa a dos cinco amigos. faz uma nova.

Sózinho ou acompanhado, é indeferente, como achares que dá mais resultado, mas tenta outro género.


Beijinho

Belinha Fernandes disse...

Ó capitão, eu que gosto tanto de escritas nunca participei e agora já não vale a pena dar sequer opinião.Mais 20 dias mais ou menos e desligo-me da net, o acesso vai ser complicado.Vai dar para umas visitas de fugida e nada mais quando apanhar um net point á mão.Regressarei assim que o meu orçamento me permita pagar o acesso.

Pois o Up Yours, senor Tony merecia mesmo um curto e grosso.Merecia uma sardinha up his you now what...Mas isso era se eu lho pudesse dizer In the face.É indecente e o pior é que no Algarve só falta lavarmos-lhes o asshole com água de rosas...

E a senhora do Book Prize?!!Isto agora a malta pode dizer tudo!

Maríita disse...

Ora bem, uma nova blogsérie, desta feita com novos personagens e ambientes, parece-me bem. A duas mãos ou a quatro, é como tu quiseres!

Beijinhos

Teresa Durães disse...

não li, desculpa. o tempo....

deixo beijos n~eo esquecidos

Titá disse...

Seja pelo que for que te decidas, estou certa que será muito bom. Já nos habituaste a essa qualidade, sabemos com o que contamos.

Seja a partilha sobre o que vives no Brasil e nos ensinas sobre diversos aspectos culturais e turísticos do Nordeste brasileiro, ou uma nova blosérie, será sempre bem vindo e eu cá estarei para me deliciar atentamente.
Um beijo

Rita disse...

voto em mais uma aventura dos 5, a uma só mão!: )

Breaking disse...

Gostei muito dos 5, mas acho que te ficaria muito bem novos personagens :)

O resto, é como tu preferires :)

Bom fim de semana

Mad disse...

Vou ter que arranjar tempo para ler, tá visto. E depois digo-te.
Bjs.

O Réprobo disse...

Há que ser ambicioso, Caro Capitão-Mor: uma a solo E outra em desgarrada.
Abraço

TONY, Duque do Mucifal disse...

eu gosto sempre de uma escrita descontraida. mas penso que deves ser tu a escrever sobre o que mais gostas.e a escrita é um desafio. sai do teu contexto normal e arrisca um outro tipo de registo escrito.

MariaTuché disse...

Estou ansiosa para ler a nova blogosérie, e quanto a mim podes continuar a escrever sobre os 5 amigos porque achei maravilhosos.

Beijossssssssssss

Ana disse...

Passei para te deixar uma beijoca e aproveito para dizer que uma nova aventura dos cinco é óptima ideia!

Bjocas

Evelyne Furtado. disse...

Oi, Capitão, sua leitora local gosta de tudo que você escreve...manda ver!
Bjs

Peach disse...

Eu gosto do teu blog... mas acredita, é sempre bom mudar... recomeçar... :)

beijo e bom fim de semana

Rubi disse...

Eu preferia novas personagens e poderia ser escrita por várias pessoas, como tem sido feito. Beijinhos

Bolacha Maria disse...

Devo dizer que infelizmente não tenho quase tempo nenhum para a blogosfera, o gaijo cá de casa monopoliza esta máquina!!´
Mas gosto da tua escrita , confesso que situações movas parece-me mais engraçado..

Gi disse...

Fico sentada á espera. 5ª feira como habitualmente?
Gostei dos 5 amigos, quanto mais não seja para conhecer a "visão" masculina e depois ... criticar :)
tanto faz que seja a 2 como a 4 mãos e se te apetecer variar e criares novos cenários, por mim tudo bem na mesma.

5ª fª então? reserva a cadeira na fila da frente s.f.f.


Um beijinho (tenho andado por fora, por estes dias o tempo anda reduzido )

Bbel disse...

Eu, pessoalmente, já experimentei o conto a várias mãos, e te digo que foi muito divertido, entre outros adjetivos. No entanto, parece que é um tipo de leitura que só interessa muito a quem participa, porque fica mesmo uma miscelânea de lascar, embora seja este o propósito... Vá saber.

Trocando em miúdos, meu caro Capitão, faça como manda a sua vontade, que assim fica bem melhor.

Cheiros,

Tati disse...

mas que enquete difícil!!! Eu gosto dos gajos, que tal uma nova aventura deles??? Beijo!