domingo, 16 de dezembro de 2007

Sabores Lusitanos


No ano de 2006, um casal trocou uma trajectória estável em Portugal pela incerteza de um mercado novo e transformaram o restaurante Santa Maria num ícone da culinária portuguesa em Natal. Ingredientes de primeira - com numerosos pratos de bacalhau -, uma equipa experiente, acompanhamento cuidadoso dos proprietários, boa carta de vinhos nacionais e uma irresistível bandeja de doces sustentam a fama da casa na cidade. Trata-se de um restaurante com uma excelente localização, ambiente acolhedor e uma decoração castiça onde pontificam diversas gravuras de paisagens portuguesas e tapetes de Arraiolos.
A semana passada, passei por lá para jantar com um amigo e tive a oportunidade de provar um delicioso bacalhau à Zé do Pipo, confeccionado pela esposa do proprietário que lidera a equipa da cozinha. Como acontece sempre que encontramos um compatriota além-fronteiras, fiquei em amena cavaqueira com o simpático Sr.Domingos que me relatou as suas experiências por estas paragens. Sendo ele um antigo residente em Carnaxide, acabei por descobrir que temos conhecidos em comum. Mais surpreso fiquei ainda, ao saber que já se realizaram algumas noites de fado no estabelecimento que obtiveram bastante sucesso. Fiquei com a certeza que voltarei em breve a este recanto lusitano. È uma casa portuguesa com certeza!

13 comentários:

Mad disse...

Vim aqui a correr, como deves calcular, mas não podia deixar de comentar um post sobre um patrício! Beijinhos para ti e um abraço para eles, com a certeza de que, quando formos a Natal, têm clientes!

Evelyne Furtado. disse...

O Santa Maria é um ótimo restaurante e lá degustei um deliciso bacalhau. Imagino que vc se sentiu em casa lá, pois o proprietário é uma simpatia.
Boa semana, capitão!

Gi disse...

Matar saudades. Coisa boa!
Foi um pouco por tudo isso que nunca consegui deixar o meu pequeno burgo.

Estranhaste a minha ausência lá no meu canto, os dias estão a ser curtos para aquilo que tenho que fazer, não consigo fazer nem mais nem melhor, assim descansando aos poucos evito chegar ao limite como aconteceu já este ano e suspender o blogue. Acho que quem me conhece, como tu, já me compreende e sabe que não apareo todos os dias só se for de todos impossível.

Um beijinho, amigo

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

A minha experiência de comida portuguesa em terras brasileiras foi muito má. Abro contudo uma excepção ao restaurante da MArina em S. Miguel do Gustoso

Maríita disse...

Sabe mesmo bem comer comidinha caseira quando se está longe de casa...

Adoro fado! Ficou-me do tempo de vida no estrangeiro. Acho que podias ouvir uns fadinhos do Camané, vão sempre bem com um bom prato de bacalhau e um bom vinho do Dão, Douro ou Alentejo.

Tenho uma receita nova de bacalhau que te hei-de enviar para exprimentares, é um bocadinho pró forte...

Beijinhos

Rubi disse...

Não acredito. És de Carnaxide??? Passei lá uns valentes meses antes de vir para Inglaterra, uma das minhas melhores amigas vive lá :)

Conheces a pastelaria "Padeira"? Para mim é a melhor de Lisboa.
Beijos

Paula Crespo disse...

Matar saudades é bom, e os sabores lusitanos ajudam. E quando se está fora dá-se-lhes sempre mais valor. Aproveita!
P.S. Já agora: não sou de Carnaxide, mas moro em Linda-a-Velha... uma quase vizinha!
Tem uma boa semana!

O Réprobo disse...

O Mundo é muito pequeno! Agora, Caríssimo Capitão-Mor, com o "Fiel Amigo" é que não me convence... Odeio o bicho, que nem é carne nem peixe. Ao ponto de na tropa, quando havia o dito na messe, o meu comandante chegar à porta da secção e dizer. "Ó Porto, não vá lá hoje, que é o seu inimigo"!
Abraço

LoiS disse...

Esse tipo conheceu-me pequenino, a jogar à bola e a enfiar "petardos" na porta do prédio dele. Os pais dele e demais familiares ainda moram naquela ilustre zona, eu e ele desaparecemos de lá. Um para mais perto que outro...é um facto!

Manda-lhe abraços!!!!!aqui do ex- vizinho do prédio da frente, do 1ºD ;)))))))))))))

LoiS disse...

Rubina, não será "Forno de Carnaxide"..."padeira" não conheço lol

Rubi disse...

Lois

Nao, e mesmo a Padeira e e a melhor. Fica na rua aquilino ribeiro?! Existe?! Beijo

foryou disse...

oh amigo da onça!!!!!! Enem convidas??? sovina!!!!!!!! olha que eu até pagava o jantar... se pagares a viagem logicamente! :P

AnadoCastelo disse...

Realmente sabe muito bem encontrar comidinha nossa por essas bandas. O que eu me regalei quando fui a Pipa e comi lá num retaurante de um português que só tinha por defeito ser maluco pelo Benfica.
Bjs