quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Cristovão Colombo - O Enigma

O mais recente filme do realizador português Manoel de Oliveira Cristóvão Colombo, o Enigma, faz uma reflexão sobre a possibilidade do navegador ter nascido no Alentejo, em Cuba. O realizador, que completou 99 anos, participou no filme, que estreia hoje, em conjunto com a mulher.
O filme de Manoel de Oliveira baseia-se no livro de Manuel Luciano da Silva e de sua mulher, Sílvia Jorge da Silva, Cristóvão Colón era português, que em Portugal já vendeu mais de 14.000 exemplares.

Manuel Luciano da Silva, médico de profissão, radicado nos Estados Unidos há vários anos, considera que o filme "é uma vitória para o próprio realizador, para o cinema português e para os cinco de milhões de emigrantes".
"Em Portugal enchem muito a boca com os cinco milhões de emigrantes, mas o Manoel de Oliveira contou a história de dois desses entre as milhares de histórias dramáticas e de odisseia", afirmou.
Cristóvão Colombo - o Enigma parte da tese de que o navegador era português, mas acaba por ser uma reflexão sobre a identidade portuguesa e a importância dos Descobrimentos.
A película ficciona a vida do casal Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva, emigrados nos Estados Unidos, em busca de pistas que corroborem a tese da identidade lusa daquele descobridor.
No filme, os autores do livro são retratados por Manoel de Oliveira e pela mulher, Maria Isabel de Oliveira, que contracenam pela primeira vez juntos no grande ecrã.
Os actores Ricardo Trêpa e Leonor Baldaque interpretam os mesmos papéis, mas quando os dois autores eram mais novos.
Com pouco mais de uma hora, o filme foi rodado em Portugal e nos Estados Unidos e termina na ilha de Porto Santo, um lugar onde na realidade Colombo viveu com a mulher, D. Filipa de Perestrelo.
Um filme que representa a vitória humana do mundo português e é sobretudo uma história de amor, de uma vida conjugal normal, com família.

12 comentários:

O Réprobo disse...

Meu Caro capitão-Mor, não li a obra de Luciano da Silva, mas a de Mascarenhas Barreto, que julgo beber nela, não me convenceu, bem pelo contrário.
Claro que isto não obsta a que se filmem ficções...
Abraço

Rubi disse...

Pois foi no meu querido Porto Santo também, onde passo todos os verões. Gostava de ver o filme, visto que esta tese sobre o Colombo anda a ser debatida há imensos anos. Um beijão

Evelyne Furtado. disse...

Parece ser interessante, Capitão.
Abraço

Anónimo disse...

Estou a ler um livro do mesmo género, mas:

De Manuel da Silva Rosa e de Eric J. Steele

O Mistério Colombo Revelado

ainda na capa diz:
15 anos de investigação cientifica rigorosa arrasam a versão oficial.
Colombo não era Genovês, mas sim um espião português ao serviço de D. João II.

Eric James Steele é um investigador.
Este livro foi escrito originalçmente em Inglês.

vale a pena ler.

Anónimo disse...

Olá Paulo


muitos dos historiadores espanhois sabem, e concordam em que Cristovão Colombo não era Genovês.


Beijinho

Zé Povinho disse...

A história continua a ser uma caixinha de surpresas, e os dados à medida que se vão revelando vão corroendo a versão tradicional do genovêz que já era em si mesmo muito frágil. Não estamos ainda perante verdades incontestadas, mas esta é a beleza da História.
Abraço do Zé

TONY, Duque do Mucifal disse...

O Manoel de Oliveira mostra uma forçaque nos supreende a cada obra.
É fantástico a sua longevidade artistica.
Independentemente dos gostos de cada um de nós.

Belinha Fernandes disse...

Olá!Sim, continuo em hibernação!Mas recebi aquelas imagens por email e quis guardá-las e mostrá-las e então meti lá no blog.Estou na formação e vou aproveitando para espreitar uns blogs, mas o tempo livre não é muito para aproveitar a net à borliu!Por aqui chove que se farta!Imagino que por aí esteja magnífico!Ai o qu~e eu sofro com o Inverno!!!;-)

Magaliana disse...

Muito interessante a dica...
não tinha conhecimento sequer do livro, boa dica.
Vou conferir (espero que o filme passe nos cinemas daqui tb).
Abraço, novos e muitos escritos em 2008!

Mad disse...

Até no plágio o JRS tenta imitar o Dan Brown...

Vou seguir a tua sugestão e ler o livro, que para os filmes do Manuel de Oliveira não tenho paciência.

Beijos!

PS - Ainca por cá estou...

AnadoCastelo disse...

Eu acho que vai ser uma dúvida que ficará para sempre na História. É difícil de provar a sua origem portuguesa. Mas quem sabe? Um dia...
Bjs

Anónimo disse...

De todos os livros sobre este assunto nenhum compara com O Mistério Colombo Revelado.

Não é uma novela sobre a vida do autor como o de Luciano da Silva este é mesmo um livro de história bem investigado.

Vale a pena ler.