sexta-feira, 11 de abril de 2008

SOS Chuva


Mais de 10 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no Rio Grande do Norte em função das fortes chuvas que atingem o Estado há uma semana, com cinco pessoas mortas. Em 35 municípios já foram decretados estado de calamidade, incluindo Mossoró, a segunda maior cidade do Estado com cerca de 220 mil habitantes, onde um temporal no domingo à noite deixou mais de 300 famílias desabrigadas.
“Todos os estados do Nordeste estão enfrentando problemas com as chuvas; mas no Rio Grande do Norte há um agravante, que são os prejuízos em setores produtivos. Quando as águas baixarem, nós não teremos problemas apenas na área social, mas também na nossa economia. A nossa preocupação é, portanto, muito maior, tendo em vista a iminência de demissões”, disse a governadora Wilma de Faria.

Prejuízos económicos no RN:
- Cerca de 6.000 empregos comprometidos
- Três sectores produtivos atingidos: carcinicultura (produção de camarão), salineiro e fruticultura.
- Na região salineira do Estado, onde se concentra 30% da produção de camarão do RN, 1.550 hectares de fazendas já foram destruídos pelas águas. Na região, cerca de 2.000 pessoas trabalham, directamente, na actividade (carcinicultura). O Rio Grande do Norte é o maior produtor e exportador do crustáceo no país.
- No segmento salineiro o governo do Estado ainda não concluiu o levantamento que está sendo feito, mas sabe-se que áreas inteiras de produção do sal foram atingidas pelas enchentes. O Rio Grande do Norte produz mais de 90% do sal consumido no país.
- Na fruticultura, principalmente, no Vale do Açu, 15 mil hectares produzem frutas; destes, 5.000 hectares estão debaixo de água. Uma das culturas mais atingidas foi a da banana. O Rio Grande do Norte é um dos principais produtores de frutas do país e o maior exportador de bananas.

Vários sectores da sociedade civil estão a desenvolver esforços para ajudar as vítimas das enchentes, fazendo recolha e entrega de alimentos e vestuário. Neste campo campo, destaco a campanha SOS Chuva promovida pela TV Ponta Negra. Os interessados poderão fazer as suas ofertas na sede da emissora localizada no bairro do Alecrim, em Natal.

2 comentários:

AnadoCastelo disse...

Oh capitão isso por aí está negro. Aqui também tem chovido muito e com frio, claro que não tão calamitoso com o que se está aí a passar, mas também tivemos direito a um mini-tornado na zona de Santarém onde ficaram vários empresários com as suas fábricas destalhadas, vidros partidos e automóveis estacionados destruídos com a força do vento. Até parece que não estamos em Abril.
Espero que, pelo menos, o tempo esteja aí a melhorar.
Bjs

Teresa disse...

xiiii capitão!

não sabia que as coisas estavam assim por aí.

coitada dessa gente. quando é que voltarão a ter as condições que tinham??? mesmo que precárias...

enfim, um forte abraço solidário.