terça-feira, 1 de maio de 2007

A Arte da Guerra

A propósito do Dia do Trabalhador, gostaria de endereçar um abraço de solidariedade para o meu amigo de longa data, Tony-Duque do Mucifal. Ao que parece, ele envolveu-se numa teoria da conspiração laboral, digna do Capitão-Mor, quando encarna a pele do agente 0069 ao serviço nos trópicos. Acredito que o aconselhei da melhor forma e desejo que este enredo tenha um desenlace positivo para o seu lado.
Tudo isto me leva a reflectir um pouco, sobre os actuais desígnios do mundo empresarial que se reveste cada vez mais de contornos nebulosos. Também já fui vítima de algumas injustiças em locais de trabalho, que condicionaram uma viragem radical na minha vida e a enveredar por caminhos bem mais empreendedores, procurando ser patrão de mim próprio. È um percurso repleto de riscos e incertezas, trabalho triplicado, falta de férias, mas que nos possibilita momentos de grande entusiasmo e uma infinita sensação de realização pessoal. Sei que se vive um momento de recessão, a burocracia impera mas ainda assim, existe uma infinidade de oportunidades de negócio à nossa volta que muitas das vezes nem requerem investimentos muito avultados. È este o ideal que gostaria de deixar para reflexão a todos vós neste dia. Acreditem que a época das longas carreiras num único local de trabalho e a designada estabilidadese profissional fazem parte do passado. O futuro passa pelas nossa própria capacidade inventiva e gosto pelo risco.
Amigo Tony, aproveito uma vez mais para te aconselhar muita prudência e inteligência nas atitudes que venhas a tomar nos tempos mais próximos, nessa luta de braço de ferro que decidiste enfrentar.
Um abraço!

18 comentários:

Maríita disse...

É uma decisão arriscada enveredar por uma empresa própria, mas claro que tem grandes vantagens, a principal delas não aturar chefes estupidos. Desejo que as tuas aventuras nos trópicos dêem frutos positivos na tua vida e se não pelo menos deu-te uma experiência fora do vulgar.

foryou disse...

"Amigo Tony, aproveito uma vez mais para te aconselhar muita prudência e inteligência nas atitudes que venhas a tomar nos tempos mais próximos, nessa luta de braço de ferro que decidiste enfrentar."
Também espero, mas compreendo e admiro a coragem de quem luta. Se nenhum de nós o fizer, nunca chegaremos a lado nenhum e tudo terá sido em vão

Anónimo disse...

emilio kleber, emilio largo, general orlov, ernst singer

Belinha Fernandes disse...

Olá Capitão!Começo pelo teu post.Um dia conto-te uma situação laboral por que passei e que culminou com o meu despedimento. Não posso colocar aqui, seria "for your eyes only". Aliás, eu nem sei se devo contá-la porque só quem a viveu é que pode acreditar no sucedido.Senti-me que nem a Joana d'Arc!E acabou por vencer a mentira! Mas um ano e meio depois festejei porque a senhora patroa foi agraciada por um belo e justo castigo- a negação de uma verba considerável para um projecto. Foi a primeira vez na vida que rejubilei com a desgraça alheia, acredita.Nunca desejei mal a ninguém.Mas dessa vez fiquei mesmo feliz.O mundo laboral é uma selva e o mundo dos tribunais é outra selva.Ter um negócio próprio é uma ambição minha.Mas as minhas ideias de negócio situam-se sempre em áreas arriscadas, de retorno muito incerto e no momento presente, POrtugal, é um lodo para quem quiser correr riscos.Dou-te os parabéns por teres avançado para um novo projecto de vida e por teres sucesso.Eu sei que é duro, mas, empenhada como sempre fui enquanto trabalhei para outros, fiz centenas de horas extraordinárias que nunca me foram pagas, por exemplo, eu sentia o meu trabalho como se fosse o meu negócio, estava sempre disponível.Ora, assim,vale mesmo mais a pena sermos os nossos patrões!O esforço reverte para nós, o êxito reverte para nós, sentimo-nos realizados e recompensados.É claro que se correr mal estamos tramados!

Quanto ao bife, sublimei a coisa através daquele post que leste.Fdp, "não havia nechechidade".Mas acho que até reverteu a meu favor:recebi emails de amigos dele a dizer que desvalorizasse e que apoiavam 100% a Bruxa,e que há muitos assholes por aí...Eehehhehh!!!

Anónimo disse...

Arô!!!! Não me esqueci do teu aniversáio, só squeci de te enviar os paabéns. Eh!!!!!
Mais vale tarde que nunca: Parabéns!!!!Beijos Grandes!!!!

Anónimo disse...

Quanto tempo Capitao...

Legal o incentivo que vc deu para o seu amigo, ou conhecido, nao sei.

Vamos celebrar o Dia do Trabalhador com a conviccao de que a pessoa é sempre mais importante que as coisas, que o trabalho é sempre mais importante que o capital.
E que é a pessoa que dignifica o trabalho, nao o trabalho que dignifica a pessoa.

Gostei do teu contador on line, tanto é que fiz um também, ficou bem legal!

Beijinhus

Bbel disse...

Tô mesmo precisando colocar minha capacidade inventiva pra funcionar.

Enfim, nos reencontramos neste mundo de cá.

Um cheiro grande,

AnadoCastelo disse...

O Tony que não fique bravo comigo, por causa do futebol. Daqui lhe envio a minha solidariedade com a decisão que tomou, como eu o compreendo. Além das recomendações que tem tido para ter cuidado, prepare-se para o jogo psicológico que essas situações sempre arrastam.
Bjs e que tudo corra bem.

Paula Calixto disse...

"O futuro passa pelas nossa própria capacidade inventiva e gosto pelo risco."

Realmente. É verdade.

Entendo este e feriados de um modo geral, como um chamado a dar um tempo para si.

Confesso que, apesar dos benefícios, etou louca é pra voltar pra tarefa que abracei em servir de auxílio aos mergulhos alheios, porque dos meus...

De volta a superficie, já!kkkkkkk...

Beijos

Anónimo disse...

Hohohoho olha meu nominho aliiiii, num precisava.

Belzebu disse...

Ainda por cima em tempos de flexisegurança, nada como abraçar um projecto, com coragem e determinação! Aos 40 anos também decidi dar uma grande volta na minha vida profissional e hoje, 2 anos passados sinto que foi a melhor opção que podia ter tomado!

Saudações infernais!

MariaTuché disse...

Fantástico este teu post de apoio a um amigo.

Concordo plenamente contigo :))

Beijossssssssss

Gi disse...

Gostei do que senti aqui :)

Trabalhar por conta própria é o sonho de qualquer um (acho eu) o pior é que muita gente se mete em aventuras sem ter capital inicial para investir. Esta situação torna-os completamente dependentes de empréstimos bancários, leasings e afins. Depois há os que esperam ter lucro rápido, desesperam quando ao fim de dois anos ainda não tiveram o retorno do capital. Depois há os que pensam que tudo o que entra em caixa é lucro, esquecendo-se do pagamento a fornecedores...depois há os que escolhem áreas de risco, ou porque gostam muito e se esquecem de fazer estudos de mercado para ver se há mais quem goste, ou porqu eé moda ... e as modas passam de moda rapidamente.
Apoiei muitos durante toda a vida, era o meu trabalho. Recusei outros tantos porque achei que não existia viabilidade nos projectos, vi-os , com muita pena minha, procurarem quem os ajudasse e vi-os afundarem-se mais tarde! Pois é amigo, Não é paar quem quer , é só memso para quem pode. para os outros o sonho pode tornar-se em pesadelo.

Beijinhos

Teresa Durães disse...

estou 100% de acordo com o post (cima a baixo) para não dizer a 1000. E a pensar seriamente em fazê-lo por todos esses motivos e mais alguns. A planear ainda para que não haja disparates mas essa 'treta' da carreira é uma ilusão. Não seria a primeira vez que seria patroa de mim e nem sei como vim parar a empregada de outrem :)

nebulosa? eufomismo!!

boa tarde

Carocha disse...

Bem visto! Tenho à cabeceira um sem-fim de artigos sobre empreendedorismo e inovação. Porquê? Em breve desvendarei... mas gostei de te ler, uma vez mais! Um grande beijo transatlântico! lol

eudesaltosaltos disse...

Este é dos feriados q mais gosto... acho q faz todo o sentido. principalmente pela razao pelo ql se comemora o dia do trab dia 01/05.

Conservador?? diz-me q não... e ah!, ele veio por tres dias ter cmg... eu limitei-me a fzr o resto do caminho, para el n ter d vir cá a lx.... bj

marco disse...

o dia de trabalhor é importante! so sei dizer isto!

TONY, Duque do Mucifal disse...

AMigo, obrigado pelo Post.
Já o tinha lido mas ainda não o tinha comentado.
Informo que parece que os BONS GANHARAM AOS MAUS.
Ou seja foi readmitidoe tou cheio de vontade de voltar a trabalhar.
Já coloquei um post sobr eo tema.
Obrigado pela força!