sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O Adversário


Durante quase duas décadas, Jean-Marc Faure (Daniel Auteuil) viveu uma mentira. Convenceu todos, amigos e família, de que era um médico da Organização Mundial da Saúde, sedeada em Genebra. Todos os dias saía à mesma hora de casa e até tinha, de vez em quando, de se ausentar por dois ou três dias para assistir a congressos no estrangeiro. Mas a verdade é que Faure nunca chegou a terminar os estudos de medicina, não tendo por isso as qualificações necessárias para ser médico, nem tão pouco tinha qualquer emprego. Prestes a ser descoberto, Faure opta por matar a mulher, os dois filhos e os pais e, de seguida, tenta suicidar-se. Tudo para não lhes ter de explicar uma mentira de 20 anos. "L' Adversaire" foi realizado por Nicole Garcia (nomeada para a Palma de Ouro no Festival de Cannes) e o argumento foi adaptado por Frédéric Bélier-Garcia a partir do romance homónimo de Emmanuel Carrère que, por sua vez, retirou a ideia de uma notícia de jornal de 1993. A história, que à primeira vista parece demasiado macabra para ser verdade, é baseada na experiência real de Jean-Claude Romand, que acabou por ser condenado, em 1996, a 22 anos de prisão, sem direito a redução de pena.
Este é mais um dos filmes da minha vida. Talvez porque tenha consciência que todos nós temos necessidade de usar máscaras. Seja por convencionalismo social, profissional ou por mera sobrevivência.

3 comentários:

O Réprobo disse...

Meu Caro Capitão-Mor,
não vai sem a resposta: sem crime de sangue fez-me lembrar o personagem superiormente interpretado por David Niven, que, numa espécie de hotel de província se faz passar por oficial do Exército, sem o ser. Descoberto é alvo da crueldade de uns e da discreta piedade de outros, numa das mais subtis filmagens de relações humanas que conheço. O filme chama-se «Separate Tables».
Abraço

Teresa disse...

capitão-mor,

vou registar a sugestão.

bom fim-de-semana!

Rubi disse...

Um argumento muito forte. Não recorro muitas máscaras, e lixo-me na mesma...lol...

Agora já deixou registar :)