sábado, 14 de junho de 2008

Mitologia Nórdica Revisitada


A mais recente longa-metragem do realizador Robert Zemeckis, vencedor do Oscar por Forrest Gump, faz uma revolução tecnológica no cinema. A técnica é a mesma usada por Zemeckis no seu trabalho anterior, Expresso Polar, de 2004. Na chamada captura de performances, os actores usam roupas aderentes cheias de sensores que criam modelos, cujas expressões são combinadas com a animação digital.
O resultado é algo entre a animação e acção com actores reais, mas a novidade é que esses três anos desde o lançamento de Expresso Polar fizeram muito bem à técnica, que finalmente revela todo o seu poder.

Um elenco de primeira –- com Anthony Hopkins, Angelina Jolie, John Malkovich e Ray Winstone no papel principal - garante a qualidade e completa a diversão.
Mas não é apenas a tecnologia que faz de A Lenda de Beowulf uma experiência imperdível; o roteiro é um espectáculo à parte. A história gira em torno do mito de Beowulf, uma das lendas mais antigas da língua inglesa, que demorou dez anos para ser adaptada a quatro mãos pelo astro da BD Neil Gaiman e o co-roteirista de Pulp Fiction, Roger Avary, parceiro de Tarantino.
Na trama, o reino do monarca Hrothgar é destruído por um monstro devorador de homens chamado Grendel. O guerreiro viking Beowulf desembarca no reino com a missão de eliminar a fera e tranformar-se num herói. Sua promessa é cumprida, e o guerreiro assume o trono em troca de seu acto de coragem. Mas, como todo herói, Beowulf tem um ponto fraco, e um segredo do passado pode ameaçar seu futuro e o de seu povo.
A dificuldade de adaptar a lenda está no fato de que a história original foi contada apenas na forma oral por bardos há cerca de mil anos e registada séculos depois por monges como um poema. O mito foi redescoberto por ninguém menos que J.R.R. Tolkien, e há quem diga que foi uma influência fundamental para que o autor escrevesse sua saga O Senhor dos Aneis.

1 comentário:

Cristina disse...

E é um filme fantástico... fui vê-lo ainda no Inverno! Cinco estrelas!! :)

Beijinho e bom início de semana!