sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Recordações do Magrebe







Mazagão - actual El Jadida - conservou-se na posse de Portugal até 1769. Nesse ano, o sultão Sidi Muhammad ben´Abd Allah veio pôr cerco à praça, que se defendeu com dificuldade devido à artilharia que destruía os muros e casas, matando os seus defensores. O governo do Marquês de Pombal, veridicando a inutilidade da conservação da praça que não desempenhava outro papel além de "relíquia" do passado português em Marrocos, ordenou a sua evacuação e o regresso ao Reino dos seus habitantes.
Os colonos de Mazagão, depois de permanecerem dois anos em Lisboa, foram fundar Vila Nova de Mazagão no Brasil, segundo o plano do Marquês de Pombal de povoar a região do Amazonas. Ainda ali se conserva a memória intacta do último reduto português no Magrebe. Em 2001, tive oportunidade de visitar esta magnífica praça forte, durante um périplo em Marrocos com alguns amigos. Torna-se comovente revisitar estes locais onde se consegue sentir a antiga presença dos nossos antepassados que construíram um Império.
Recentemente, descobri o blogue da SM que narra as suas vivências por terras marroquinas, fazendo-me reviver alguns momentos dessa viagem. Mais um exemplo exótico da nossa Raça de andarilhos que consegue adaptar-se a qualquer tipo de universo.

8 comentários:

Evelyne Furtado. disse...

Sempre aprendo alguma coisa com você, Capitão. As fotos estão lindas! Abraços.

Ah, mas o Marquês de Pombal estava em todas, hem?

Rubi disse...

Já te disse que tenho antepassados marroquinos? Beijinhos

Melissa disse...

Capitão, que vontade de viajar!
Que 2008 seja cheio de aventuras na sua vida!
Tudo de bom!

Teresa disse...

...huummm, mas do que eu gosto mesmo é da t´shirt do tintim :)

beijo para aí!

SM disse...

Hello!

Espero que o Pai Natal tenha posto muitas prendinhas na tua chaminé !!!

De ferias em Portugal o computador tem sido ligado muuuuito poucas vezes ... de qualquer forma vim aqui deixar um obrigado pela referencia ao meu cantinho e uma beijoca grande com votos de um feliz 2008 !!!

Breve darei mais noticias !!!

O Réprobo disse...

Meu Caro Capitão-Mor,
o Meu Amigo é, verdadeiramente como os Conquistadores Portugueses da Expansão! Primeiro o Norte de África, depois o Brasil!
Mas atenção, a utilidade principal da Praça referida foi de presídio.
Abraço

AnadoCastelo disse...

As coisas que tu sabes. Fantástico. Ainda por cima porque eu gosto muito de história.
Bjs

Sara disse...

Eu acho que o lugar é muito bom, espero um dia ter uma viagem como essa, espero que todos podem fazer isso, eu acho que é muito semelhante ao que eu sempre comer nos restaurantes em perdizes