quinta-feira, 31 de Janeiro de 2008

Viver no Brasil


Estranhamente.... não estranhamente, talvez surpreendentemente, tenho recebido emails de portugueses, ainda em Portugal, que querem “dar o salto” para fora e me colocam algumas questões práticas sobre a vida no Brasil. Ou porque descobriram este blog, pela crise instalada em Portugal ou porque estarão afectados por alguma febre dos trópicos. Também tenho lido algum interesse alguns depoimentos de portugueses residentes no Brasil em alguns sites e foruns na internet. No entanto, verifico que não existe um consenso. Uns dizem maravilhas e outros relatam experiências traumáticas.
Algumas coisas vou contando aqui ou deixando transparecer das minhas aventuras diárias e do meu dia-a-dia, mas obviamente as descrições de determinados aspectos ficam de fora. Assim, decidi resumir algumas informação prática.
Espero que estes dados sejam úteis a quem procura esclarecimento e escassas respostas nos consulados brasileiros. Se precisarem de mais informação, mandem e-mail que eu tento responder. Porém, gostaria de deixar claro que eu NÃO aconselho uma mudança para o Brasil, a menos que sejam pessoas dotadas de grande resistência psicológica, tenacidade, bons conhecimentos por cá ou que venham com muito dinheiro para investir e poder usufruir de uma vida tranquila. Sim, porque isto de viver no Brasil de chinelo no pé e a olhar para as beldades na praia, não passa de uma miragem.

Burocracias:
Ao contrário do que se possa pensar, a obtenção de visto permanente de residência é um processo moroso e complicado. Ele poderá ser obtido de diversos modos: casamento, paternidade de filho nascido em solo brasileiro, trabalho (quase impossível, a não ser que já venham por via de empresas nacionais presentes no país, investimento (que foi o meu caso) e aposentadoria.
Após duras batalhas com a inflexível burocaracia brasileira, talvez tenham a sorte de vos ser fornecido o almejado visto de residência que impede a obrigatoriedade de sair do Brasil a cada seis meses. Convém salientar que o levantamento do visto tem de ser efectuado num consulado brasileiro no exterior o que provoca despesas algo desnecessárias com passagens aéreas. Após a obtenção do visto, é atribuída a identidade de estrangeiro - RNE. O único documento que poderão ter sem o visto é o CPF - equivalente ao número de contribuinte - que é solicitado em diversas operações e funciona como uma espécie de segunda identidade.

Passo seguinte, abrir conta bancária. Missão impossível para todos aqueles que não possuem visto permanente. A única excepção será a abertura de conta para empresas, caso tenham algum negócio próprio. De qualquer modo, esta modalidade ainda tem sérias limitações. Evitem contrair empréstimo bancários no Brasil. A taxa de juro é de 11,25%.

Alojamento e despesas associadas:
O preço das casas varia muito conforme a região do país. Desenganem-se todos aqueles que pensam que os imóveis são ao preço da banana. Nas grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo, um apartamento pode atingir preços proibitivos. No Nordeste, os preços são mais acessíveis mas existe uma especulação crescente, devido à demanada europeia por imóveis de segunda residência na região. Posso dar-vos como exemplo o apartamento que adquiri por aqui em 2004, custou-me cerca de 20.000 euros, vendi-o algum tempo depois, mas sei que neste momento, os apartamentos desse condomínio estão a ser vendidos por cerca de 40.000 euros.
O arrendamento, por outro lado, pode ser uma boa opção, tendo em conta os valores paraticados em Portugal. Com cerca de 300/400 euros consegue-se arrendar um apartamento confortável em bairro nobre. Deste modo, acabam por ter mais liberdade de acção, caso as coisas por aqui não corram da melhor forma.
No caso de possuirem imóvel próprio, terão que contar com o pagamento anual do IPTU, cujo valor varia consoante o preço e localização da casa. Este imposto pode ser parcelado ao longo do ano.

Gás/agua/electricidade. Estas depesas têm valores irrisórios. No caso de morarem em condominios verticais, o preço pode aumentar bastante porque o valor pode incluir alguns destes gastos, associados à manutenção de elevadores, piscinas, segurança e áreas de lazer.

Seguro da casa. Não e obrigatório. Muitos bancos oferecem quando se abre conta bancária.

Empregada. Aqui, elas recebem por norma um salário mínimo (150 euros) por uma jornada diária de oito horas. Empregadas internas são situação frequente e, nesse caso, terão que contar com alojamento e despesas de alimentação.

Salários:
Muito dificil dar números. Procurar trabalho assalariado no Brasil é missão quase impossível para cidadãos estrangeiros, por muitas qualificações profissionais que possuam. Num país, onde as taxas de desemprego são muito elevadas, existe um evidente proteccionismo das vagas disponíveis para brasileiros.
A esmagora maioria dos europeus residentes no país, envereda pela vertente empreeendedora e são proprietários dos seus próprios negócios que incidem principalmente na área do turismo, construção civil, imobiliário e comércio em geral.

Saúde:
Ter seguro de saúde é altamente aconselhado, mas pode ser uma despesa onerosa ao final do mês, visto que os valores variam consoante a faixa etária dos beneficiários. Quem opta pelo serviço público de saúde, arrisca-se a ficar dependente de serviços médicos precários e hospitais sobrecarregados.

Impostos:
È obrigatória a apresentação anual da declaração de imposto de renda. As fórmula de cálculo são diferenciadas, se comparadas com os sistemas europeus. Digamos que os impostos não são muito simpáticos com as empresas. Aliás, o Brasil está classificado como um dos países com taxa de impostos muito elevada, com uma arrecadação semelhante à dos países nórdicos. Infelizmente, os serviços públicos em nada condizem com a arrecadação feita.

Transportes/carro
Os tranportes públicos são eficientes e cobrem a totalidade das cidades e respectivas periferias. No entanto, será aconselhável adquirir veículo particular que dá uma maior liberdade de movimentos e segurança. O preços dos carros populares - fabricados no Brasil - são bastante acessíveis. Carros importados não aconselho, já que o imposto anual (IPVA) pode ser bastante elevado. Também será necessário, ir a uma delegação regional do DETRAN para tratar da equivalência da carta de condução.

Custo de vida (em geral):
Necessidades básicas (alimentos no supermercado, electricidade, água e outros) - é a grande vantagem de residir no Brasil. Valores muito acessíveis. Não será de estranhar, que nos últimos anos, diversos aposentados europeus tenham procurado o Brasil para residir a título permanente, apesar da contínua desvalorização do euro face ao real. Quando aqui cheguei, um euro quivalia a cerca 3.70 reais. Actualmente, o câmbio está na proporção de 2.62 reais por cada euro.

Cultura, luxos (cinemas, teatros, copos, jantares fora, concertos, etc...) - Em comparação com o rendimento médio dos brasileiros, poderei dizer que não são actividades muito baratas.

E se alguém se lembrar de mais algo relevante, diga que eu acrescento.
Para mais, é vir até cá e descobrir com os próprios olhos...

92 comentários:

LoiS disse...

Já sabes amigo, para mim é mesmo:
no thanks !

O Réprobo disse...

Huuum, a paternidade de filho nascido em solo Brasileiro não é uma porta de entrada razoavelmente aberta?
Abraço

Evelyne Furtado disse...

Que tal uma assessoria capitão? Vc tem´todas as informações.

Isabel disse...

Olá estou a tentar enviar-te um mail mas os endereços que deixas-te no meu blog dizem-me que não existem ou que tem erros permanentes, importas-te de me dar o mail de novo, é que estou a pensar ir já em Abril e gostava muito de te fazer umas perguntas.

Abraço

Mariana Araújo disse...

Confesso que fiquei um tanto alarmada quando vi o tema desse post, mas vejo que você realmente tem uma ótima noção da realiade brasileira, sem preconceitos ou ilusões.
Deu ótimas dicas, moço.
Mas ainda acho que a burocracia não seja tão alarmante quanto a que enfrentamos quando saímos daqui (exceto quando é para Portugal).

Beetle Bug disse...

Fica a dica.... (nem de férias, quanto mais...) ;-)
Passei para deixar um beijinho grande!

ana disse...

huummm, muito muito interessante... A maior parte das coisas eu já sabia... O visto é uma coisa realmente muito demorada, é uma coisa de loucos.... Eu vou pedir através do casamento, e vai demorar cerca de um ano até o ter... Só não sabia que tibnha de vir buscar o visto cá fora... Isso é uma treta e não faz sentido nenhum... Mas a ver vamos...

Acho que o preço das casas nos grandes centros (Rio, SP) ou em cidades tipicamente turísticas, como Natal, é realmente grande, equivale ao mesmo que aqui. Mas onde o Léo mora, e onde eu vou morar, no interior de SP, é realmente barato. E nós já temos casa, portanto, menos uma despesa.
Quanto a trabalho, nem me fales, é o que mais me assusta. Mas como jornalista aqui ganha uma merda mesmo... lol.

A burocracia é bem maior do que a de Portugal, eu acho... Para se legalizar no Brasil tem de se penar muito... Mas ao darmos entrada no vito, temos um protocolo que permite a nossa estada no país. E com o CPF podemos trabalhar... Como vou morar numa cidade pequena, mas perto de SP, acredito que tenho mais oportunidades de trabalho do que aqui. Vou arriscar, aqui não estou a ganhar nada, só estou longe do amor da minha vida (que visão tão romântica, não é?)
Eu sei que o que me espera não é fácil, é diferente ir passar 6 meses de viver no Brasil, eu sei. Mas como já disse, não estou realmente a deixar nada aqui (excepto a minha família e amigos, claro) e sinto mesmo que a minha vida é no Brasil.
O meu namorado diz que eu sou tipo os Portugueses de há 500 anos atrás, que não têm medo de mudar, de arriscar, e de procurar novos mundos. Não deixa de ser engraçado, mas talvez seja mesmo isso... Se der m****, tenho bom remédio.
;)

Tuxa disse...

(...)

Cristina disse...

Sempre tive curiosidade em saber este género de pormenores; não que esteja interessada em "saltar" para o Brasil... apenas uma simples curiosidade como será para um europeu viver nos trópicos. Beijinhos

Carla disse...

Olá capitão
obrigada pela visita ao meu recém-criado espaço.
Passar por aqui é, semn dúvida, uma lufada de ar fresco, mesmo quando me faz lembrar o calor dos trópicos.
Na minha opinião este texto dá mais informações sobre quem quer ir para o Brasil do que as "maravilhosas" informações das embaixadas/consulados portugueses.

Professorinha disse...

Sabe, um dia li um texto onde um cidadão queria vender um sítio e chamou Rui Barbosa, um grande letrado da época, para fazer o anúncio da venda. Rui Barbosa ressaltou as belezas e qualidades do tal sítio. Final da história, o proprietário quando leu, desistiu de vender, tamanha as qualidades descritas pelo autor.
Bem assim você fez ao descrever o Brasil. Pena que só ressaltou os problemas e dificuldades que nosso País enfrenta, como qualquer outro País. Você vendeu uma imagem aterrorizadora. tudo bem, esses problemas existem? SIM! mas, só tem isso? Você mora em uma cidade linda, maravilhosa, carismática...Se você abrir seu coração frio (típico europeu)e deixar o calor humano e sensibilidade(típico dos trópicos) você vai se amarrar por esse País que é tudo de bom. Ah, e que tal você fazer esse mesmo anúncio de Portugal? Assim, você descobrirá que Ele também não é perfeito...
Sou Brasileira com muito Orgulho...
embora minha ascendência toda seja portuguesa.
beijos,
Deise

Mad disse...

Excelente post, Capitão. Agora só falta a parte que nos ensina a viver com a corrupção generalizada, as entidades públicas onde se faz lei atrás do balcão, a xenofobia (ahá pois!), as promessas não cumpridas, a justiça que não funciona, a protecção que não existe, a convicção profunda que as dívidas não para se pagar, etc, etc, etc.

Beijos.

PS - Lá vem bronca...

Robson disse...

Olá!
Vivi 2 anos em Portugal e voltei para o Brasil, informo que a situação por aqui não é das melhores, porem, em Portugal tambem não esta nada bom!
Tambem enfrentei o preconceito e o bairrismo portugues, coisas que um portugues não passa por aqui, pois, o povo tem bom coração e é receptivo.
Devido a uma lei de reciprocidade, tudo que um pais faz para restringir a entrada de um brasileiro em seu territorio, o Brasil faz a mesma coisa, por isso vejam o que nos passamos por ai!
Deixei minha gaja em Portugal e agora sofremos com a distancia e não temos como resolver isso facilmente, eu não volto pra Portugal e é muito dificil pra mim trazer ela pra essa realidade que vivemos hoje no Brasil, sem perspectiva de melhora.
Quem pretende vir pra morar e viver saibam que se vocês não vierem pra investir terão dificuldades reais, por exemplo:
Carga Tributaria abusiva (sei que já foi sitado no blog, mas é bem pior do que o "Capitão" relata)
Serviços publicos de pessima qualidade, porém, em Portugal está tão ruim quanto... e a tendencia é piorar.
Creio que o Brasil é melhor pra quem pensa no futuro, devido a grande capacidade de crescimento a ser explorada, o problema é que não se sabe quando esse futuro brilhante chegará.
Quem sabe outros paises estejam mais a altura de nossa imigração aconselho aos navegantes outros itinerarios que não Brasil e Portugal ...
Saibam que nas coisas boas não temos nada em comum ... mas nas coisas ruins percebemos as semelhanças .. pro que não presta somos iguais ... triste herança portuguesa ... afinal de todas as ex-colonias luzitanas somos os melhores .. imaginem os piores!!!

Anónimo disse...

Obtive meu visto através de casamento, demorou cerca de seis meses e depois mais um ano para obter a carteira de identidade original (entretanto o protocolo serve até mesmo para obter carteira de trabalho que é considerada uma identidade), tudo foi resolvido na delegacia da polícia federal, não foi necessário saír do país para nada.

Anónimo disse...

bem o brasil tem coisas más mas tem coisas boas

paulo pires disse...

boas, trabalho no luxembourgo e ha a possibilidade de ir cerca de dois anos para Sao Paulo atraves da empresa onde trabalho. o Brasil fascina-me imenso por isso aceitei de imediato a proposta. quem sabe se gosto tanto que acabe por ficar. no entanto pelo que li no blog so e pena nao ter as condiçoes excelentes a nivel de saude e emprego como no luxembourgo, mas a ver vamos. grande abraço. se quiserem deem uma vista de olhos no meu blog ( www.ppires.blogspot.com )

Anónimo disse...

Eu sou brasileira e vivo na europa a 5 anos, precisamente na belissima Italia. Vim porque meu marido, que è italiano nao podia viver no Brasil (deixo claro que nao sou uma pobre coitada fugida da fome no Brasil como pensam os europeus, eu era uma funzionaria publica com tanto curso superior em direito). Fiz algumas visitas a Portugal porque tenho uma amiga que vive a Liboa e sinceramente vi um pais muito bonito mas infelizmente, non vi todo esse desenvolvimento!!
Os brasileiros que vivem na Europa sabem bem que a situaçao de alguns paises, incluso Portugal nao è das melhores...
O que poso dizer sobre o Brasil è que foi sempre um pais "sugado" das consideradas naçoes ricas, e que agora mostra sinais claros de crescimento tecnologico, economico e cultural. Sono sigura que daqui a 10 anos o Brasil, a India e a China serao as grandes potencias do mundo.
Nao è a toa que tantos estrangeiros estao correndo para estes 3 paises.

Anónimo disse...

sou luso brasileiro, vivi 6 anos nos EUA, portanto se estivessemos comparando um americano a ir viver no Brasil..seria loucura, but, ca entre nos...Portugal esta em crise a um bom tempo..(uns 200 anos diria), nao tem perpectivas a curto prazo, agora o BRasil e ainda virgem em muitos setores...a economia esta dinamica, a moeda valorizou-se, mas concordo, eh ainda perigoso para aventuras em regioes exoticas (Amazonia, Nordeste) para os diplomados, com Ingles, certamente encontrarao salarios melhores em Sao Paulo do que POrtugal. A violencia nao e tanta como se propagam, basta andar atento - ros) Engenheiros estao em falta (paga-se quase R$ 10.000,00/mes nas grandes empresas da capital.
Eu prefiro mil veses a bagunca alegre e cheia de vida do BRasil, do que passar o resto da vida, levando uma vida previsivel, abastada, porem sem graca nos EUA.

Pedro disse...

Caros amigos,
Foi fantástico encontrar este forum.Vou partir para o Rio de Janeiro em Março do ano que vem com a minha esposa, (carioca).
A minha filha linda nasce em Dezembro, já solicitamos o visto de residência permanente, (Consulado de Lisboa por casamento a cerca de 2 meses,a info que me deram foi que levaria cerca de 2 meses, duvido.
A vossas dicas são muito importante.
Irei investir no Brasil, quais as areas para melhor investimento neste momento?
Quais os cuidados a ter antes de ir?
Posso solicitar a dupla nacionalidade para a minha filha quando nos estabelecermos no Brasil?
Agradeço os vossos comentários e dicas, são de extrema importancia para nós.
Aqui vai o meu email:
pedror31_3@hotmail.com

Anónimo disse...

HAHAHAHA

grandes comentarios!

vou vender a minha casa e mudar-me para o Brasil... logo se ve o que dá.

Estudei em Portugal, Eua, Hungria e Inglaterra, área de formação profissional e vivencial.. tem valor n
o mercado aí?

Filipa Oliveira disse...

Eu queria ir estudar para o Brasil na área do audiovisual.
É muito mau?

Lingleg disse...

É um pouco triste seu blog, assim como a vida em Portugal. Sou carioca e vivi 3 anos em Lisboa a fazer um doutorado.
Vivi coisas boas e más, e nunca diria a uma pessoa a não se aventurar a viver num país racista, cheio de ignorantes e precoceitusos.
Se a sua idéia de viver no Brasil é Natal, me desculpe, mas seu negócio aí deve ser Turismo Sexual.

Lingleg disse...

Esses teus amiguinhos que escrevem "nem de férias" preferem ganhar 500, 00 num país que não valoriza ningúem, quanto mais jovens.
Para sua informação o desemprego no Brasil caiu muito e o país continua, sim, a ser um porto de oportunidades para quem tem força de vontade.
Burocracia sim, temos muitas, problemas estruturais e institucionais sim, mas somos um povo feliz e que ainda vai avançar muito e muito rápido.
Preferem uma vida miserável em Portugal do que se despir de preconceitos e descobrir novos caminhos.
Povinho pobre!!!

BEATRIZ disse...

Sou brasileira, vivo na Espanha a 22 anos, na região da Galicia, conheço bem Portugal. A uns cinco anos mais ou menos que os brasileiros que estavam trabalhando em Portugal vem cruzando a fronteira para tentar uma melhor vida aqui, sem dizer a grande quantidade de própios portugueses (é a maior quantidade de extranjeiros nesta região) isso quer dizer algo, não?
Não creio que a Europa esteja oferecendo realmente boas condições de vida para os imigrantes, nesse ponto creio que vc. está sendo muito injusto com o Brasil. Pelo menos aí creio que te deram calor humano e não te humilharam como fazem aqui, e acho que o governo não está pensando em fazer políticas migratórias cada vez mais duras e mais racistas com a intenção de pôr para fora os que estão e impedir a entrada para os que querem entrar.
Antes de reclamar como ser português no Brasil, pense ao contrário COMO SER BRASILEIRO EM PORTUGAL OU NA EUROPA, aposto que vc. sai ganhando de 1000 x 0.
Bia

Anónimo disse...

Não compreendo a indignação de alguns brazileiros residentes na Europa e concretamente em Portugal sobre os comentários do capitão????
Não vejo qualquer ofensa ao Brasil ou algum comentário que possa ofender o sentimento e Nacionalismo Brasileiro que é um sentimento saudavel. É evidente que o Brasil não é o paraíso que muitos europeus pensam assim como na Europa também.
Assim aqueles Brazileiros cujos comentários rondam a xenofobia e indignação sobre os Portugueses, só tem de regressar ao seu País.
Existem em Portugal Brazileiros com as melhores intenções para melhorar as suas vidas assim como existem Portugueses no Brazil com as mesmas intenções. Portranto sejam sinceros

Anónimo disse...

Post tendencioso!
1º) A taxa de desemprego do Brasil NÃO é de 11% e sim de 7,5%! Para sua informação, é MENOR que a de Portugal. http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/1064508.html
2º) Saúde, no geral do Brasil é péssima! Mas isso depende de cidade, estado e região;
3º) NÃO é obrigatória a apresentação anual da declaração de imposto de renda, isso depende do salário de pessoa para pessoa! Não são todos que tem essa obrigação!

Alex disse...

Assim, eu estou vivendo num País cujo desenvolvimento está anos luz à frente do Brasil e de Portugal. Canadá.

Já vivi em Portugal, durante 5 anos. Portanto posso dizer que Portugal é de certa forma melhor para viver em alguns aspectos, e pior em outros. Por exemplo, ainda que você tenha em Portugal melhores serviços de saúde, educação melhor e salários maiores em Euros, as semelhanças e superioridades do Brasil são bem maiores.

Explico: A cidade na qual o Sr autor do tópico vive, é uma cidade subdesenvolvida, dentre as capitais mais pobres da Região Nordeste. Portanto em termos de Saúde, Educação e Renda perde feio para Portugal. Mas a maior parte do Brasil é sim mais avançada que Portugal em quase todos os sentidos.

Mesmo no Nordeste há cidades bem mais portentosas e pujantes que qualquer cidade portuguesa. Óbviamente você não vai encontrar uma vida maravilhosa, porque até mesmo aqui em Toronto existem mendigos, há hospitais péssimos e hospitais bons e etc.

No Brasil a questão é bem mais complexa. Vocês acham o número de brasileiros em Portugal grande, mas a verdade é que não é. Existe praticamente o mesmo número de portugueses vivendo no Brasil.

A educação no Brasil têm avançado muito, e a Educação de Nível Superior é muito mais avançada que a de Portugal. As áreas de informática, tecnologia, biotecnologia, pesquisa, literatura e engenharia civil estão a anos luz a frente de Portugal.

O desemprego no Brasil, até onde sei é de apenas 7,5%, taxa menor que nos EUA e em Portugal. E na verdade o que se costuma pagar a uma emprega doméstica é bem mais que um Salário Mínimo.

Há muitas informações distorcidas nesse texto embora em concorde com algumas outras.

Ele mostra o Brasil como um País subdesenvolvido, e o Brasil não é. O Brasil é uma Potência Emergente, isto é, reúne qualidades de Países Desenvolvidos, e defeitos de Países Subdesenvolvidos. Nada mais nada menos que isso.

Há favelas? Há, mas em apenas 15% das cidades, principalmente as maiores. Há violência? Há mas principalmente nas grandes cidades, e nas favelas. Além disso a taxa de violência brasileira, é semelhante à americana, portanto, nada de outro Mundo.

O povo é pobre? Não. O povo brasileiro, de maneira geral, se descontarmos as diferenças de câmbio, consegue viver bem melhor que o povo português. Pois basta você ganhar 2 mil reais por mês que você vive muito bem na maior parte do País. Tem carro, casa, boas escolas também existem em profusão, os planos de Sáude Privados são de altíssima qualidade e acessíveis, tanto que 70% dos brasileiros possuem.

Não se cubram de preconceitos e não de enxergar um País como ele é. Não é um Paraíso, mas confesso que é sim melhor para viver que Portugal, não importa o que o IDH diga. Quem vive no Brasil sabe disso.

Não é um País africano, mas sim a mais avançada nação da América Latina. Que cresce juntamente com a Índia e a China, e que está anos à frente destes dois em quase tudo.

O Brasil foi a melhor colônia que Portugal já pôde conceber. Não me resta duvidas que em uns 20 anos o País será digno para a vivencia de qualquer um. Está crescendo muito, as vidas estão mudando, tudo melhorando.

Portanto, se há brasileiros em Portugal, não esqueçam que há bem mais portugueses no Brasil.

Uma coisa garanto: Estou voltando para o Brasil. Coisas ruins encontrarei, porque ainda é um País jovem, mas coisas boas me aconteceram em abundância!

Nossa lar está onde ficarmos raízes!

Anónimo disse...

ola amigos,sou brasileira vivo em portugal há oito anos,aqui trabalhei muito em restaurantes onde com muito sacrificio comprei duas casinhas no interior de são paulo e ja estão pagas,desse tempo todo fui duas vezes de ferias ao brasil,mas desse tempo que tive fora, reparei que a economia esta bem melhor do que quando vivia lá, a taxa de desemprego tambem esta baixa, mas ja que meus objetivos estão atingidos em 2010 vou pro brasil de vez, por que ja não aguento de saudades. O brasil é uma terra linda, com boas vibrações oh terra boa te amo brasil.

Hernani disse...

Viva
Sou militar e em 2013 passo à reserva. Pretendo então ir viver para o Brasil e solicitar o visto por "aposentadoria".
Belo Horizonte é a minha cidade de eleição....a ver vamos como vão correr as coisas.

Nuno Alves disse...

Em Abril estou saindo de Portugal para ir viver na cidade João Pessoa Paraiba.
Onde vou casar com a minha namorada e ficar a fazer vida.
Vamos ver se o casamento resolve a minha permanencia.
Trabalho graças a Deus é coisa que não me falta.

Portugues Com Juizo disse...

Para quem diz que viver no brazil pode ser bom.... e que nao é tao mau assim...

São uns Jornalistas....

no brazil...nao é uma questao de emprego.... de moeda.....de leis de salarios... è triste nao perceberem a realidade do brazil... Ir a puta da merciaria comprar pao ou arroz sem se ver um assalto... ou se ser vitima de um.. estar a fumar um cigarro a varanda e a parede ser cravejada com balas de g3 ....

Ir ao multibanco ?!

Só um verdadeiro James Bond...

Vejam tambem a taxa de mortalidade... axo bem mais importante do que a do desmprego.

Dhyeilli Antunes disse...

do que estais a falar este nuno alves????sou portuguesa e resido no Brazil ha 5 anos, no interior de sao paulo. As coisas aqui não são este terror que tu declaras !!!!O brasil é violento sim, porem somente em algumas regiões ,mesmo nestas regioes a violencia nao chega a este ponto de nao se poder ir a rua!!!!Acho que nos europeus somos muito preconceituosos, e prepotentes. a ver a receptividade e o calor humano dos brasileiros sinto vergonha das razões pelas quais se dao os problemas do pais !!!!tudo fruto de nossa exploração e desrrepeito descabido com esta Terra !!!!!o que o capitao esta a dizer é verdade sim !!!!existem muitos problemas de infra estrutura aqui mas creio que para esta nação vir a tornar se um pais desenvolvido é só uma questao de tempo!!!!é so uma questao deles descontarem o atraso que nossa exploração deixou...

Anónimo disse...

Depois de ler tantos comentários resolvi dar os meu dois cêntimos também:

Facto nº1 - 7.5% de Desemprego em 200+Milhões de Brasileiros é muito mais do que 11% em 10 Milhões de Portugueses. Basta fazer as contas. :P

Facto nº2 - O Brasil foi colonizado por Portugal e o nosso país abusou dos Índios. Quem se sente lesado agora não se deve queixar porque descende das pessoas que abusaram do país, mesmo que descendam de italianos, alemães, etc... E não pensem que estariam melhores se fossem colonizados por franceses ou holandeses ou até mesmo ingleses porque basta analisar as colónias desses mesmos países que vão ver que também não estão nas melhores condições. A única excepção será os EUA, mas se analisarmos bem é um país que vive controlado pelo medo e com a falsa ilusão que é o nº1 mundial.

Facto nº3 - generalizar é complicado mas como seres humanos que somos necessitamos dos estereótipos para absorver situações complicadas. As pessoas devem ir aos países e ver por si porque cada caso é um caso.

Anónimo disse...

Bom dia,
Eu realmente nem sei que diga, sobre tudo o q o capitão diz...mas já agora faço uma pergunta: Se ressalta tantos aspectos negativos, pk se mantem nesse pais?
Eu se tudo correr como planeio, no inicio de 2011, vou mudar-me para o Brasil.
Tenho a convicção de q tudo vai correr bem para quem está disposto a mudar a vida.

Anónimo disse...

Oi amiguinho Portuga!?
Porque o senhor nao ficou entao na sua boa terrinha, que trata os brasileiros tao mal???? Nao se esqueca o que os brasileiros padecem em Portuga!!!! Sao discriminados, maltratados, etc. Quanto a burocracia e tudo mais que relatou sobre o Brasil, poderia ser tb a Alemanha, pelo relato, país no qual moro ha 30 anos. Nenhum país da permissao de abrir conta bancária sem visto de permanência, a nao ser Suica e Luxemburgo, para os ricos.Você sabe o que quero dizer...
Apesar de tudo, os brasileiros, xenófilos natos, tem ainda a grandeza de tratar babacas bem como você... diga-se de passagem que os colonizadores mataram e roubaram o que puderam roubar... o resto é história que é até mesmo glorificada como grandes conquistas... Fiquem por favor nas suas terrinhas conterrâneos queridos.....KKKKKKKKKKK

Anónimo disse...

gostei muito dos pontos de vista às vezes tão antagonicos! viva brasil e viva portugal! é como se assistisse a uma birra de irmaos!

Anónimo disse...

Sim o Brasil é um país com paisagens lindissimas, com um clima fantástico, mas infelizmente o seu grande problema são os Brasileiros...
estão a evoluir, a desenvolver económicamente mas ainda precisam de ir à escola aprender o que é educação. Com excepção feita para os Paulistas, que na sua maioria são gente simpática, trabalhadora e culta.

Anónimo disse...

olá, meu noivo é portugues, estive em portugal a 15 dias e ele agora quer vir pra ca, pra casarmos pq aqui é bem mais facil, gostaria de saber se ele vai precisar declarar dinheiro pra entrar no pais e se precisa de seguro saude, eu precisei declarar 60 euros por dia de permanencia em portugal e precisei fazer um seguro saude no valor de 30 mil euros ele tbm precisará disto? obrigada

valesca disse...

olá, meu noivo é portugues, estive em portugal a 15 dias e ele agora quer vir pra ca, pra casarmos pq aqui é bem mais facil, gostaria de saber se ele vai precisar declarar dinheiro pra entrar no pais e se precisa de seguro saude, eu precisei declarar 60 euros por dia de permanencia em portugal e precisei fazer um seguro saude no valor de 30 mil euros ele tbm precisará disto? obrigada

aluguelapartamentosnatal disse...

Quer vir morar no Brasil? Então venha morar em Natal RN, a cidade oferece belas praias, uma vida tranquila e em se não tratando de qualidade de vida, não tem igual. Sou corretora de imóveis e moro em Natal a 3 anos, sou de São Paulo e hoje escolhi Natal como moradia, amo esta cidade que me acolheu tão bem. Quer conhecer melhor Natal? Entre no meu Blog e veja sua história e sua belas imagens. http://aluguelapartamentosnatal.wordpress.com

Spunki disse...

OI capitão.
será que me podia enviar mais algumas informações para o meu mail a inf mais coisas que são necessárias?
o meu mail é bullmastiff19@gmail.com.

Cumprimentos

léo disse...

Bom,
minha história é interesante, pois sou fiulho de emigrantes em portugueses no Brasil, um país que tantos milhões emigraram para tentar uma nova vida. Sou filho de uam geriçao de emigrantes que vieram para o Brasil tentar a vida e que era fácil tentar vistos e etc... Morei a metade da miha vida em Portugal e outra metade no Brasil. Nunca tive problemas de viver no Brasil e cansei d eter amigos co situaçoes interesantes, como um amigo que os pais sao fraceses e tiveram ele para poder ficar no Brasil. Simplesmente a questao legal é algo que nao passa pela minha cabeça,nem se quer penso nisso. Acho essas coisas sao interessantes, pois é a fase que, como antes, vir para o Brasil é um grande negócio, pois hoje aqui se ganha bem mais, mais uam vez, mas tenho muitas saudades de Portugal, o que fazer... è melhor comprara feitos.

léo disse...

Ah, desculpa, portugueses também sao extremamente maltratados no Brasil, para o Brasil, Portugal e ops portugueses sao simplesmenete inferiores, os imigrantes famintos, ao menos aqui no Rio de Janeiro.

Anónimo disse...

Sou português, sou casado e tenho 2filhos menores, e conheço algumas cidades brasileiriras, actualmente estou em Angola mas estou a pensar ir viver para o Brasil, para São Paulo ou Rio de Janeiro, e sempre gostei muito do Brasil, a minha unica preocupação é a adaptação dos meus filhos de 11 e 9 anos.

Anónimo disse...

Portugueses fiquem espertos, o brasileiro não é tão bonzinho quanto dizem, aqui um bom emprego é protegido por lei, sindicatos e conselhos, estrangeiros no Brasil são bem vindos para turismo, morar caso já sejam aposentados em sua terra natal e para empreender (gerar empregos), se for para concorrer no mercado de trabalho não serão bem vindos.

Anónimo disse...

Provincia Portuguesa,

Agradeço imensamente a vc, por estár fazendo está propaganda do Brasil, só assim ficaremos livres dos pedofilos, pederastas, putanheiros e ladrões que fizeram de Angola uma MERDA e pensam em fazer com o Nordeste Brasileiro, Portugueses que só pensam em putaria e vem para o nosso pais atraz das putas e de crianças pequenas, burras são as suas mulheres que por causa do estatus e do conforto que estes SAFADOS lhes dão aceitam que seus maridos venham comerrr as Brasileiras, já tive a oportunidade de ouvir um FILHA DA PUTA PRORTUGUES DIZER NA MINHA CARA QUE SE AS PUTAS DO BRASIL ACABAREM O BRASIL VAI PARA MERDA, PELO VISTO QUEM ESTÁ NA MERDA É PORTUGAL, POVO EGOISTA SÓ TEM AMIZADE POR INTERESSE, TRATA MAL OS BRASILEIROS. POR FAVOR PORTUGUESES NÃO VENHAM PARA A NOSSA TERRA, POIS FIQUEM AI QUE É SEU LUGAR. SÃO BURROS CHEGAM NO NORDESTE E ACHAM QUE O BRASIL E O NORDESTE NÃO TEM CAPACIDADE DE CONHECER OUTROS ESTADOS, É UM POVO BURRO QUE NÃO SABE NEM A GEOGRAFIA DO SEU PROPRIO PAIS MUITO MENOS DO BRASIL. COITADOS A UNICA COISA QUE EXISTE PARA OS PORTUGUESE É RIO DE JANEIRO E RIO GRANDE DO NORTE. FORA PORTUGUESE NINGUEM QUER VCSS CÁ.

Nuno - Portugues disse...

Resposta a Provincia Portuguesa:

1º Aprenda a falar, ninguem é obrigado a ouvir as suas "baboseiras", já ouviu falar de "dôr de corno"?

2º Este blog é um achado, e alem da informação do dono, os comentarios destas pessoas é útil na maioria dos casos.

Mas os seus comentários não estão com nada.

Tente ser um pouco mais esperta e inteligente, use expressões com algum significado.

Tem muito portugues(a) que não vale nada e brasileiro(a) tambem.

Por acaso tem conhecimento do que alguns brasileiros e brasileiras fizerem e fazem em Portugal?

Muito mexem mesmo só com prostituição! e depois queixa-se que muitos vão ao brasil e pesão que é assim tambem.

Não é á toa que motel no brasil é barato e em portugal há poucos e é caro, o que mostram que no brasil sertas coisas ainda é pior.

Cuide-se e concerte.

Nuno - Portugues disse...

Para todos e para o autor do blog:

Estou cheio de duvidas e incertezas, tenho a minha vida em Portugal e negócio mas como vejo em Portugal, as pessoas cada vez têm menos poder de compra e por isso as receitas são menores, é mais difícil de viver. Mais impostos, menos ajuda dos bancos, mais desemprego, salários mais baixos.

Por outro lado a educação e saúde não são más. Crime - pouco. Podemos passear á noite em qualquer lado, com boas motos e carros. Carros, motas, telemoveis, televisão, computador, electrodomésticos, etc, mais baratos que no brasil.

Sou Portugues não pelo orgulho da pátria, mas sim por ser quem sou. E vocês na maior parte defendem raças ou país de um lado ou de outro e isso não interessa para nada, interessa ou podemos viver como queremos viver.

O meu problema é que não sei o que fazer e com algum receio.

QQ (QUASE QUARENTA) disse...

OLÁ, GOSTARIA DE DIZER QUE MORAR NO BRASIL É SENSACIONAL...PASSANDO POR OUTROS PAÍSES VEMOS OUTRO TIPO DE PAISAGEM DIFERENTE DO QUE HÁ POR AQUI...MAS O QUE DIFERE MESMO SÃO AS PESSOAS, O ACOLHIMENTO E DESPRENDIMENTO DO BRASILEIRO.
PRA QUEM TEM INTERESSE EM VIR MORAR NO BRASIL POSSO DAR DICAS DE COMO MONTAR UM NEGÓCIO OU MESMO COMPRAR IMÓVEIS E FAZER BONS INVESTIMENTOS...APROVEITEM PORQUE O BRASIL É A BOLA DA VEZ!

UM ABRAÇO, RENATA VILAS BOAS

Anónimo disse...

Capitão.Sou brasileira e morei 4 anos em Lisboa. Suas observações fazem sentido entretanto aprendi q jamais conseguiremos ser reais pq cada pessoa vive uma experiência diferente e o Brasil é enorme. Como foi falado anteriormente o que vc descreve é a realidade da região em que vive. Sou mulher, fui para lisboa para fazer mestrado e mesmo assim fui muito mal tratada e sofri preconceitos, mas não da para generalizar tb encontrei muita gente boa por lá. Odeio esse tipo de clichês sobre Brasil e Portugal. Se tá afim de mudar pega as malas e vai, sabendo de uma coisa: quando se está "na casa" dos outros ,deve-se respeitar os consumes de lá. Esse é o grande erro. Os brasileiros vão a Portugal e querem impor a cultura, os costumes , o falar alto etc.... e os portugueses vem para cá com o preconceito e querem mulherada, prostituição, querem q as pessoas falem baixo, sejam menos calorosas etc..... CADA MACACO NO SEU GALHO, É O Q PENSO!!! RESPEITO é a palavra!!! Se quer mudar faça faça uma pesquisa da região que quer ir não do país todo. As opiniões vão ser sempre contrarias mas....... Não existe mar de rosas para nenhum dos lados, vc é q tem q decidir e tornar sua escolha a melhor possível!

Maria Alves disse...

Tenho lido com muito entusiasmo, embora sem grande surpresa, estas "lutas"normais entre dois países que, de irmãos, pouco têm.E que a História( passada e recente)dos dois países explica tão bem.Pretendo mudar-me para o Brasil em Setembro.Não tenho emprego ( lá) mas tenho amigos.Porque o Brasil já faz parte de mim.Na Asia ( onde residi 4 anos) na Europa ( Portugal) ou no Brasil, a coisa foi ficando cada vez mais clara.Dentro de mim.Nunca gostei de Portugal ( vim para cá aos 14 anos da França, onde nasci e onde fui educada).O Brasil é uma mistura ( maravilhosa) de tudo o que aqui foi dito.Assaltos? Sim, claro.Violência? Evedentemente que sim!Não vou aqui relatar o que vi assim que poisei solo brasileiro. No Rio, em Pernambuco ou em Salvador da Bahia.Porque não voudesperdiçar este espaço a falar de um mal "menor".Para mim o que importa é sentir que estou viva.E viva sinto-me eu no Brasil.O que interessa ter euros no bolso e ser infeliz porque a cultura desta sombria Europa é aquilo que é?Cada um de nós terá de optar por aquilo que considera mais importante.Acho que perder-se em "pormenores" só nos afasta daquilo que verdadeiramente importa.A vibração que se sente, e que se passa ( a vida, e essência da vida)
é que deveria ser O critério.E não o vencimento da empregadas domésticas.Porque a vida não é,nem deveria ser uma coisa domesticada.Como a empregada...o cão.Eu vou e não tenho emprego.E também não tenho dinheiro.Sou professora.Tenho amigos ( brasileiros) e ausência total de medo.Porque a vida é para se viver.Não para ser analisada à exaustão como se faz por aqui.Embora não faça propriamente ninguém feliz, pois não? Brasil,tô indo.E que seja o que Deus, efectivamente, quiser:-)

Maria Alves, Coimbra

Maria Albertina disse...

Mas porque é que os portugueses e brasileiros acabam sempre por cair na inútil, desgastante e ridícula troca de "galhardetes".
Não me parece sequer que o blog seja ofensivo para tais reacções, chama apenas a atenção para aspectos que podem dificultar a vida a quem pensa que é só apanhar o avião e lá estará um sem fim de facilidades à sua espera. Assim como seria bom que houvesse gente que já veio para cá e que alerte quem está lá fora das dificuldades maiores que teria de ultrapassar e das precauções a tomar. Não se trata de um ser melhor ou pior, de os portugueses serem todos tacanhos e racistas de coração fechado e os brasileiros todos mentes abertas e alegres mas sem qualificações....poupem-nos!! Quem colonizou quem...quem foi explorado, quem está mais desenvolvido, quem é o país dos saloios, tristes heranças...por AMOR DA SANTA...tantos anos e os argumentos são sempre os mesmos e tão básicos. Não consigo perceber porque quer um lado quer outro tem tanta necessidade de atacar e denegrir o outro... Enfim... no fundo não se trata apenas de algumas ideias e sugestões de apenas uma pessoa?? Não seria mais útil partilharem outras informações relevantes para quem pondera a opção de emigrar? ....atacar parece ser muito mais divertido. Nisso portugueses e brasileiros são bem parecidos... não?

Anónimo disse...

Amigo, meu país está se tornando uma potência econômica ... enquanto vocês estão falindo a cada dia! País de MERDA! PORTUGAL!

Anónimo disse...

Boa noite a todos, após ter lido os comentários de todos acho que uns podem ter razão no que falam e outros nem por isso, encontrei este Blog porque estou a ponderar ir viver para o Brasil, a zona será Belo Horizonte por ter lá pessoas amigas que me teem ajudado em informações importantes para se viver lá, contudo gostaria de saber mais sobre toda a papelada a ser tratada.
Cumprimentos para todos e não vale a pena usar este blog para acusar as pessoas que no meu ver é uma forma de ajudar.
Hugo Gonçalves

Anónimo disse...

Gente boa e má, existe no Brasil, como existe em Portugal.... Burros e convencidos, existem no Brasil e em Portugal.... nem uns são santos, nem outros demónios.....

Anónimo disse...

Sou portuguesa mas tenho andado pelo mundo... Ja' vivi em paises mais desenvolvidos e em fase de desenvolvimento. Em ambos aprendi imenso.
Considero-me uma pessoa aberta e observadora. Que se interroga da realidade e tem sede de saber.
Achei os comentarios do autor bastante praticos e objectivos. E' isso que se quer e nao uma descricao diplomatica e sentimental de quem quer ir para o Brasil. As coisas boas e mas todos temos uma ideia.
Sinto uma reaccao completamente exacerbada da parte de algumas pessoas fruto de alguma magoa ou complexo de inferioridade que (infelizmente) tb sinto no meu povo. Por isso considero que somos mais parecidos do q queiramos reconhecer. Para o bem e para o mal.
Alexandra

Anónimo disse...

Sou portuguesa mas tenho andado pelo mundo... Ja' vivi em paises mais desenvolvidos e em fase de desenvolvimento. Em ambos aprendi imenso.
Considero-me uma pessoa aberta e observadora. Que se interroga da realidade e tem sede de saber.
Achei os comentarios do autor bastante praticos e objectivos. E' isso que se quer e nao uma descricao diplomatica e sentimental de quem quer ir para o Brasil. As coisas boas e mas todos temos uma ideia.
Sinto uma reaccao completamente exacerbada da parte de algumas pessoas fruto de alguma magoa ou complexo de inferioridade que (infelizmente) tb sinto no meu povo. Por isso considero que somos mais parecidos do q queiramos reconhecer. Para o bem e para o mal.
Alexandra

Anónimo disse...

O problema do Brasil é o de ter sido colonizado por portugueses.Se não fossem estes, teriam sido os espanhóis. E hoje o Brasil seria uma grande Argentina...

Agnaldo disse...

Tem coisas aí que não está correto, e ainda por cima lembrem se que este texto de nosso amigo Português foi escrito em 2008, bem no inicio da crise Européia/Portuguesa.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa!
Nunca vi tanto erro ortográfico como aqui...Aprendam a escrever!!!

João Lopes Marques disse...

Capitão-Mor: e como são as coisas por Santa Catarina? Semelhantes ao descrito ou bem mais inflacionadas?

Anónimo disse...

Olá :)
Realmente depois de ver tantas opiniões, ficamos mais confusos do que esclarecidos. :)
Fiquei contente por encontrar uma colega de profissão. Tb sou corretor de imóveis em Portugal, e recentemente recebi um convite para ir para Natal RN como corretor de imóveis. Tenho pensado muito nisso. Portugal está em grandes dificuldades neste sector e o Brasil, digam o que disserem, está em grande crescimento. Se é um país perfeito? Não! Mas também não conheço nenhum que seja. País perfeito é qualquer um quando se é milionário. Eu tenho muitos amigos brasileiros cá em Portugal e digo muitas vezes, que até invejo a boa disposição, o à vontade que tem e o facto de levarem a vida com tanta descontração. Para vocês (irmãos brasileiros) a vida é cheia de cor, para nós aqui em portugal, de momento, a vida tem de ser pintada por nós. Pois como isto anda por cá, facilmente a vida fica a preto e branco. Por tudo isto, eu estou a pensar arriscar a trabalhar no Brasil. Acredito que tudo vai correr bem. Quem sabe se um dia não fazemos uma venda de uma casa juntos ;)
Afinal somos ou não somo um país irmão ?
Espero brevemente estar em Natal e confraternizar com esse povo que tanto admiro. O povo Brasileiro! Sucesso para você :)
Ass. Duarte

Anónimo disse...

O acordos bilaterais entre Brasil e Portugal só funcionam no Brasil. Acham difícil a residência permanente no Brasil? Muito pior é em Portugal para um brasileiro. Em suma: Portugueses devem ficar em Portugal e apoiar seu próprio país em momento de crise. O Brasil não deve ser refúgio para nenhum português, afinal estamos cheios de estórias de humilhação de brasileiros em Portugal. Fiquem na sua terra, mesmo! By the way, Natal não é nada subdesenvolvido e a qualidade de vida lá é 10 vezes melhor do que em muitas cidades portuguesas. Há muitos portugueses bem de vida em Natal. Se este não é o seu caso, pode ser uma questão de competência.

Cristiana disse...

Sou portuguesa, mas filha de mae brasileira.
Estou a terminar o curso de educadora de infancia, e o meu namorado de engenharia. Pensamos ir para ai. que hipoteses teriamos com esse curso?

Cristiana disse...

*esses cursos.

Anónimo disse...

80% do que foi dito foi verdade no ano de 2008. Hoje, em 2012, a realidade dos brasileiros é muito melhor. Podem vim e conferir com seus próprios olhos! abç

Anónimo disse...

Caros amigos,

Neste momemto estou a terminar o mestrado em Educação de Infancia, ou seja sou licenciada em educação basica com mestrado integrado em educação de Infancia.

Para o ano eu e o meu namorado vamos mudar-nos para o Brasil, visto que isto em Portugal vai de mal a pior vamos partir à aventura. A minha dúvida é a seguinte, a minha licenciatura é valida no brasil posso ser educadora de infancia? Caso não seja valido alguem me sabe dizer o que terei de fazer para tornar esta licenciatura/mestrado válido para trabalhar na minha área?

De outra forma vou tentar arranjar trabalho noutra área

Obrigado

Kanimambo Correia disse...

Olá!! È muito útil toda a informação que disponibiliza no seu blog. Recenntemente eu e o meu marido tivemos de um amigo brasileiro residente em Portugal o aconselhamento para mudar o nosso negócio para o nordeste brasileiro. Pelo que nos explicou é uma zona bastante turistica e uma vez que temos um restaurante de comida africana que utiliza bastantes produtos que tambem sse encontram ai..seria de fácil aceitação. Ficámos com o "bichinho", ainda somos novos e altura de arriscar um pouco na vida é esta, ando a pesquisar um pouco..que acha?
cumprimentos Vanessa

Malukoe disse...

Gente a regiao nordeste e o norte do Brasil tem o 5x mais pobreza, é MUITOOOOOO MAIS POBRE que o restante do Brasil. O sul e o estado de sao paulo no Brasil tem bem mais qualidade de vida. Se forem para o Brasil vao ao estado de São Paulo (interior de sao paulo) ou no Sul do Brasil

Anónimo disse...

Olá, sou advogada e posso esclarecer as possibilidades de abrir um negócio no Brasil (documentação, órgãos responsáveis, tributação etc).
cardosoadv.zuleika@yahoo.com.br

catarina disse...

oi amigo gostaria de poder falar consigo por email se possivel. queria tirar umas duvidas acerca do brasil. por favor adicione-me katarina_louro16@hotmail.com. obrigado

Ana disse...

Olà Capitão
Sou brasileira,meu marido é portugues. Os 2 estamos na faixa dos 40 anos.
Meu marido agora está no Brasil com visto de residencia,pelo casamento. Conseguiu o VISTO em 15 DIAS NO CONSULADO DO PORTO.Qualquer pessoa pode ir ao CONSULADO DO PORTO,pode telefonar e agendar ou entao ir e nao tem a confusao k tem em Lisboa.Melhor dia é SEXTA FEIRA.
Ele acabou por ter trabalho ao fim de um mês,mas graças a um empurraozinho de familiar. Ele é ENGENHEIRO MECANICO com excelentd Curriculum. Porque como é obvio olham para o curriculum dele e as empresas onde trabalhou nada díz a eles. Lá é bom para viver para kem tem dinheiro ( bom kk lado é bom ),para kem tem um grana pode ter margens mto superiores.
De resto é a atitude de cada um perante a vida,perante as pessoas k nos faz feliz
A propósito eu sou licenciada em Direito em Portugal e indo para lá tenho k pedir reconhecimento, Nao sei kto tempo demora ( nao ha prazo legal para responderem ) e dp concerteza vou ter k estudar para algumas cadeiras k nao me derem equivalencia

Ana disse...

Olà Capitão
Sou brasileira,meu marido é portugues. Os 2 estamos na faixa dos 40 anos.
Meu marido agora está no Brasil com visto de residencia,pelo casamento. Conseguiu o VISTO em 15 DIAS NO CONSULADO DO PORTO.Qualquer pessoa pode ir ao CONSULADO DO PORTO,pode telefonar e agendar ou entao ir e nao tem a confusao k tem em Lisboa.Melhor dia é SEXTA FEIRA.
Ele acabou por ter trabalho ao fim de um mês,mas graças a um empurraozinho de familiar. Ele é ENGENHEIRO MECANICO com excelentd Curriculum. Porque como é obvio olham para o curriculum dele e as empresas onde trabalhou nada díz a eles. Lá é bom para viver para kem tem dinheiro ( bom kk lado é bom ),para kem tem um grana pode ter margens mto superiores.
De resto é a atitude de cada um perante a vida,perante as pessoas k nos faz feliz
A propósito eu sou licenciada em Direito em Portugal e indo para lá tenho k pedir reconhecimento, Nao sei kto tempo demora ( nao ha prazo legal para responderem ) e dp concerteza vou ter k estudar para algumas cadeiras k nao me derem equivalencia

Patrícia disse...

Boa noite,
Eu sou estudante universitária e estou a pensar fazer intercâmbio para o Brasil, mais concretamente para o Rio, de Julho a Dezembro de 2013. Que conselhos me pode dar?
Agradeço a disponibilidade.

RukiaC disse...

Oi :) eu tenho 17 anos, e para o ano quando ja tiver 18 anos vou para o Brasil (Sta Catarina) acabar os meus estudos, fazer a faculdade e arranjar um emprego la.. vou viver para a casa do meu namorado que já foi para lá este ano, mas ele é brasileiro, eu sou um caso diferente, visto que sou portuguesa... que documentos é que eu terei que ter e tratar para poder viajar para la? Agradecia a resposta :)

Anónimo disse...

já li tto de coisas uteis e interessantes, como de absurdos, aqui. Eu só fui ao Brasil de ferias, e gostei muito.Mas foi pouco tempo, nao posso opinar sobre certas questões, pq desconheço. mas, quero voltar! gostava de morar lá um tempo até. a vida é muito curta..adoro aquele calor.:) aquele clima...tem muita gente boa,tb. como em todo o lado, coisas boas e coisas más.obrigada aqueles que souberam partilhar saudavelmente a sua opinião:)

marta costa

Anónimo disse...

Não venham, não venham!
Fiquei onde estão!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkk

Anónimo disse...

Tanto ódio, tanta desinformação, num espaço que visa o esclarecimento sobre algo realmente importante.

Sou Português, já vivi no estrangeiro, em Portugal tive inúmeros amigos Brasileiros e sinceramente nunca vi nenhum ser maltratado.
Este ódio repugna-me, de ambas as partes, não sei se serão crianças a incendiar conversas que pretendem ser saudáveis ou apenas maldade.

Há muito tempo que tenho o sonho de viver no Brasil, trabalhar na minha área, a distância e a falta de base de apoio familiar assustam um pouco. Tal como encontrar um hipotética realidade medonha de ódio perante uma pessoa (eu) que sempre amou o Brasil mesmo sendo Português e que toda a sua vida se deu bem com Brasileiros e cultura Brasileira.

E não, não sou putanheiro, nunca andei atrás de profissional alguma de sexo seja de que nacionalidade for.

Não é isso que associo ao Brasil nem isso que desejo do Brasil.

Provavelmente, a ir irei trabalhar em empresas de Portugueses lá estabelecidos, é nesse sentido que tem enveredado os contactos feitos.
Talvez seja mais fácil e ajude um pouco.

O destino será o Sul, para uma das cidades com melhor qualidade de vida, segundo resultado de pesquisas na internet.

Os salários já discutidos, não são especialmente tentadores, mas são sensivelmente o mesmo que ganharia em Portugal a trabalhar para outrém com a vantagem de um custo de vida relativamente menor.
Depois cada um terá de batalhar, evoluir, ter sorte também.

É mais fácil vislumbrar algo bom no futuro num País que cresce e entusiasma, do que num País que nunca se soube governar e que me maltrata como nenhum outro jamais me tratou, sou Português por isso não é um questão de xenofobia.


Identifico-me com o Brasil, espero um dia destes ter uma maravilhosa experiência para relatar, a perfeição não existe nesta vida.
Não há local, pessoa, raça...seja o que for que seja perfeito.

É um conceito que não existe.


Muita paz, muita força a todos, sejam os aventureiros ou os rezingões.
Brasileiros e Portugueses.

Construam um amanhã e um mundo melhor.

Pratiquem o oposto daquilo que de tanto mal dizem ter visto, sejam positivos, respeitem-se.

Cumprimentos

Martina D. disse...

olha, sou brasileira, amo meu pais, respeito não só os brasileiros como os estrangeiros de forma igual, peço desculpas aos portugueses que sofreram "traumas" em solo brasileiro, afinal, não se pode esperar muito de nenhum país, todos estrangeiros sofrem um pouco...
tenho um blog que conta sobre a minha experiencia de vida na europa, para quem quiser ver:
www.martinanasviagens.blogspot.com
abraços

Anónimo disse...

Boa tarde
Diante de toda frustração política, econômica e social do Brasil, eu meus irmãos, esposas, filhos e pais começamos a pensar em sair daqui.
Pensamos em Portugal para montar um negócio familiar.
Minhas filhas e esposa são portuguesas.
Gostaria da opinião de todos a respeito desta nossa ideia.
Obrigado e boa tarde a todos.

Sara disse...

Espero encontrar mais deste tipo de reflexões em alguns lugares, a verdade é que eu gosto quando eu não estou trabalhando para chegar a comer nos restaurantes em são paulo e ler esse tipo de coisa.

klinsmann peterson loan firm disse...

Você precisa desesperadamente de um empréstimo?
Você foi negado um empréstimo do seu banco ou qualquer instituição?
Precisa de ajuda?
Precisa de um empréstimo para pagar contas ou comprar uma casa?
Quer ter seu próprio negócio e você precisa de um empréstimo para o seu
demandas financeiras?
Contacte-nos hoje para o seu empréstimo. Estamos dispostos e capazes de ajudar em qualquer negócio ou empréstimo pessoal.
A oferta está disponível em taxa de juros acessíveis de 3%.
Candidato interessado? deve entrar em contato conosco
via E-mail: klinsmannpetersonloanfirm@gmail.com

Falo disse...

Vamos deixar de bobagens?
Sejam bem vindos portugueses e quem mais quiser vir e amar o Brasil! Imigrantes trazem desenvolvimento, pois ninguém migra na intenção de piorar, certo? E no fim das contas, somos todos imigrantes.
Se não houvesse exploração, também não haveria colonização, nem aqui ou em qualquer lugar do universo.
Levaram muita riqueza, mas também deixaram belezas que não tem preço: em muitas cidades e estados, temos bens de enorme importância econômica, estética e cultural desenvolvidos no período colonial. Inclusive a nossa unidade nacional é devida ao estilo centralizado de administração portuguesa, né?
Venham! Os brasileiros os receberão de braços abertos; é assim que deve ser. Aqui cabe o mundo inteiro. Temos um país imenso e um coração maior ainda.

Rodolfo Sousa disse...

Amigos Lusos
O Capitão deixou claro parte da realidade vivida no Brasil mas eu também posso acrescentar algumas coisas mais porque também vivo no Brasil. A burocracia é sufocante ao ponto do ridículo em algumas situações.O Brasil é dos países mais violentos do mundo e os homicídios aqui são em numero assustador, mata-se por tudo e por nada, desde uns ténis, relógio e porque a arma disparou sem querer.Emprego aqui e frisando o referido pelo capitão, apresentas as tuas qualificações académicas que muitas vezes são superiores ao do individuo que tem o cargo mais alto da referida empresa, e dizem-te ou que não ou então arranjam-te uma vaga na manutenção para desentupires sanitas e lavares o chão.Eu era a pessoa mais qualificada e colocaram-me a carregar caixas 10 a 12 horas por dia. Aqui até tenho medo de ficar doente pois o sistema de saúde é de terceiro mundo e casos de pessoas morrerem após atos médicos são frequentes. Aqui aquilo que mais se dá valor é à imagem, ao futebol e aos bens materiais, tudo o resto é secundário.Como português e estrangeiro tudo se complica ainda mais, ninguém te ajuda sem algo em troca ou então tentam dar-te o golpe, a malandragem é muita e se apresenta em todas as idades. As escolas publicas aqui são como aquelas que se vêm em muitos países de África, ou pagas bem e vais para as privadas ou então esquece. O transito e conduzir aqui é algo caótico, ninguém pára em uma passadeira para peões, muitos não respeitam sequer os semáforos e os acidentes com vitimas mortais são muitos inclusive a sinalização existente muitas vezes é confusa e pouco visível ajudando à ocorrência de acidentes. Ainda tinha muito para vos contar mas deixo só este conselho; Não venham para o Brasil. Post:Restelo

Anónimo disse...

Este ano vou visitar o Brasil, para ter uma ideia vista com os meus olhos.
Como foi dito aqui, pessoas boas e más, existe pelo mundo inteiro. No meu caso pessoal, sou racista quanto à estupidez humana e muito. Sou português com muito orgulho, não sou putanheiro, nem nunca mal tratei um brasileiro, pelo contrário, de brasileiros que conheça, só tenho a dizer bem. Interesseiros? Quem não o é para viver. Estou a pensar comprar um apartamento no Sul, como investimento.

Anónimo disse...

O Brasil é um bom pais, apenas tem um problema tem muitos Brasileiros

Anónimo disse...

O brasil e bom ,mas tem muito brasileiro esse é. O problema

GARRY COLEMAN disse...

Olá,

Você está em qualquer tipo de dificuldade financeira? Você precisa de um empréstimo para
limpar suas dívidas? É um homem de negócios ou mulher que pretende expandir a sua empresa ? oferecemos empréstimo de todos os tipos de indivíduos, empresas e cooperar corpos que estão em necessidade de um empréstimo a uma baixa taxa de juros de 3% contato conosco hoje para um verdadeiro empréstimo via e-mail :
garrycoleman_loanoffice@yahoo.com

FORMULÁRIO DE EMPRÉSTIMO DE APLICAÇÃO

Nome : ___________________________
Apelido : ____________________________
Sexo: _______________________________
Estado civil : _______________________
Endereço de contato : ______________________
Código Cidade / CEP : ______________________
País: ______________________________
Data de Nascimento: ________________________
Montante necessário como Empréstimo : ________________
Empréstimo Duração : ________________________
Renda Mensal Renda / ano : _________
Profissão: ___________________________
Finalidade para Empréstimo : _____________________
Telefone: ________________________________
Fax : __________________________________
você tem um passaporte , carteira de motorista, carteira de identidade ou qualquer forma de identificação ?
Você fala Inglês ?

pedro disse...


Boa noite senhores e Senhoras
Ofertas de empréstimo para quem pode pagar uma taxa de juros baixa de 2.5%, você está procurando um empréstimo, para retomar suas atividades de um projeto, também da compra de um apartamento ou uma casa, mas é proibido o banco ou a sua pasta no verão rejeitado banco EUR 5 000 a 9 000 000 de euros. Nós fornecemos os montantes de investimento individual solicitar por apenas 2.5% dos interesses especiais que necessitam de empréstimos de negócio pequeno sério. Fazemos isso para as pessoas do mundo para empréstimos a e internacional, pronto. Nossa organização não é um banco, não é preciso muita documentação. Empréstimo de hipoteca honesto e de confiança. Contacte-nos hoje e deixe-me saber a quantidade que queres que te empreste dinheiro. Temos a certeza de que você vai encontrar. Entre em contato pelo e-mail: pedrorodrigo02@gmail.com

franklin scott disse...

Olá,

Eu sou um governo registradas e certificadas lender.I estou mundial reconhecida ampla como o gigante empréstimo por causa da satisfação que presto aos meus clientes quando se trata de transação comercial. (Williamsfranklinscottloans@hotmail.com) eu dou o empréstimo a uma taxa de juros baixa de 2% para indivíduos, empresas comerciais, empresas ou empréstimos para qualquer purpose.So se você precisar de uma garantia de empréstimo rápido e, em seguida, entrar em contato comigo hoje via email.Do não deixar que estes oportunidade única passar-lhe causar estes oportunidade pode fazer a sua vida mudar para sempre. Pois a Bíblia diz que "Lucas 11:10 Todo aquele que pede, recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta "contactar-me via e-mail no williamsfranklinscottloans@hotmail.com para mais informações e inquiry.I sou obrigado a servir o seu melhor interesse.

cumprimentos

Franklin Scott.

Hawkins disse...

Meu nome Hawkins, eu sou de Lisboa Portugal, casado, i foram à procura de uma empresa de empréstimo genuína nos últimos dois anos e tudo que eu consegui foi monte de golpes que me fez confiar neles e no final do dia, o levou todo o meu dinheiro e me deixou sem dinheiro, toda a minha esperança estava perdida, eu fiquei confuso e frustrado, eu perdi meu emprego e achar que é muito difícil de alimentar a minha família, eu nunca quis fazer nada vai emprestar empresas na net mais, então fui para algum dinheiro emprestado de um amigo, eu disse-lhe tudo o que aconteceu e ele disse que pode me ajudar, que ele sabe que uma empresa de empréstimo que pode me ajudar, que ele só obteve um empréstimo a partir deles, ele me orientou sobre como se inscrever para o empréstimo, eu fiz o que ele me disse, eu apliquei, eu nunca acreditei, mas eu tentei e para minha surpresa eu tenho o empréstimo em 45 minutos eu não podia acreditar nos meus olhos, eu sou feliz e rico hoje e eu estou agradecendo a Deus que tal empréstimo empresas como este ainda existem sobre esta fraude estrelas em todo os lugares, por favor, eu aconselho toda a gente que está na necessidade de empréstimo para ir para a Sra Stella Rene Loan Firm por Email mrsstellareneloanfirm@hotmail.com eles nunca vão falhar, sua vida deve mudar como o meu fez.

Hawkins

Hawkins disse...

Meu nome Hawkins, eu sou de Lisboa Portugal, casado, i foram à procura de uma empresa de empréstimo genuína nos últimos dois anos e tudo que eu consegui foi monte de golpes que me fez confiar neles e no final do dia, o levou todo o meu dinheiro e me deixou sem dinheiro, toda a minha esperança estava perdida, eu fiquei confuso e frustrado, eu perdi meu emprego e achar que é muito difícil de alimentar a minha família, eu nunca quis fazer nada vai emprestar empresas na net mais, então fui para algum dinheiro emprestado de um amigo, eu disse-lhe tudo o que aconteceu e ele disse que pode me ajudar, que ele sabe que uma empresa de empréstimo que pode me ajudar, que ele só obteve um empréstimo a partir deles, ele me orientou sobre como se inscrever para o empréstimo, eu fiz o que ele me disse, eu apliquei, eu nunca acreditei, mas eu tentei e para minha surpresa eu tenho o empréstimo em 45 minutos eu não podia acreditar nos meus olhos, eu sou feliz e rico hoje e eu estou agradecendo a Deus que tal empréstimo empresas como este ainda existem sobre esta fraude estrelas em todo os lugares, por favor, eu aconselho toda a gente que está na necessidade de empréstimo para ir para a Sra Stella Rene Loan Firm por Email mrsstellareneloanfirm@hotmail.com eles nunca vão falhar, sua vida deve mudar como o meu fez.

Hawkins